Sequence Generator Pro e QHY163M

Postado por jsmoraes jsmoraes
Opções
Após vários testes ensaios e tentativas, estou chegando nos finalmentes.
Ainda não tendo os filtros RGB e nem o kit de espaçadores para melhor tunagem de distancia do corretor de coma.

1. Ganho e tempo de exposição:
Como conclusão preliminar estes parâmetros têm de ser definidos baseado em:
a) qual o tempo que se gastar com cada frame, quantidade de frames visando o tempo total da seção para o objeto.
b) definido o tempo, ajustar o ganho para que o histograma tenha total ou quase total preenchimento. Evitando que haja clipagem de branco no seu limite direito.

Sendo assim, cheguei aos valores:
a) para frames light de nebulosa, galáxia e aglomerados: ganho 30 tempo 60 segundos
b) para frames halfa de nebulosa, galáxia: ganho 120 e tempo de 120 segundos.

2. SG Pro e meu netbook
a) devido a lentidão no processamento interno, frames light gastarão mais 10 segundos no "analysing star data ..."
b) para frame e foco podemos agilizar o processo definindo na sequencia que os frames serão FLAT. Nesta condição o procedimento de "analysing star data ..." não acontece. A desvantagem é que haverá guarda de arquivos. Lixo para ser deletado depois.

3. Arquivos FLATs:
Ainda não tenho uma posição definida. O que tenho visto é que capturar FLATs com ADU por volta de 26.000 fica difícil, já que não capturas rápidas, mesmos com a definição FLAT que não processa o "analysing star data ...", a luminosidade do céu se reduz muito rápido.
Tenho visto que no empilhamento DSS, o uso de FLATs capturados com valores de ADU por volta de 20.000 e 26.000 não tem funcionado adequadamente, gerando uma grande vinhetagem na periferia.
As imagens abaixo não fizeram uso de FLATs por causa disto.

nota: 24/05/2018 - Bom, duas novidades:
1) A QHY tende a produzir uma banda escura no topo da primeira imagem de uma sequencia. Principalmente se for com tempo de exposição curto. Ou seja, o primeiro Flat e Bias devem ser descartados.
Talvez até para evitar tal problema, relatado até no manual da QHY, o ideal seria sempre ter uma primeira captura com tempo pequeno, tipo 10 segundos, só para ser descartado e evitar esta perrenha.

2) Eu não tenho uma lightbox, mas percebi que tenho um lightwall. A luz branca do observatório serviria para fonte de luminosidade na produção de flats. É só apontar o telescópio para ela e usar panos brancos como difusor da iluminação.
Fonte estável, dá para conseguir os flats com os valores também estáveis. Acabei de fazê-lo. Para filtro Skyglow tive que usar ganho 30 offset 15 e tempo de 0,85 segundos. Sem filtro, idem ao skyglow com tempo de 0,53 segundos. E com filtro Halfa usei ganho 174 offset 77 tempo de 1,85 segundos. Todos produziram o teórico ideal de ADU 26.000 para flat.
Aproveitei criei também os darkflats para os tempos e ganhos acima.

4. Foco:
Êta, coisa chata. Tem que ser perfeito. E como não tenho live view rápido .... é bastante demorado sua obtenção.

5. Alinhamento em multi-seção:
Ainda não foi testado o plate solve e alinhamento automático. Há possibilidade de fazê-lo manual, por comparação entre foto já obtida e a tomada pelo recurso de frame&focus.

Galáxia NGC 5128 - light - Skyglow filter - Ganho 30 - Tempo 60 segundos - Total de 82 frames (82 minutos) - FitsLiberator com escala 200 e processamento Photoshop

nota: reduzido de 1400 para 1200 pixels:

Com filtro Halfa 12nm

Embora o FLAT não tenha tido eficiência desejada, nesta imagem ele foi utilizado.
Ganho 120 tempo 120 segundos - Binagem 1x1 - 29 frames (58 minutos)

Como Halfa sempre traz um nível de ruídos maior, abaixo a versão com xidenoiser 20

2 Comentários

jsmoraes jsmoraes

Nebulosa Eta Carina

Esta mensagem foi atualizada em .
Ganho 30 - tempo 60 segundos - 49 frames (49 minutos) - skyglow filter - não usado flats
nota: somente leve sharp, contraste 10 e leve aumento de level do black em curvas

Com filtro Halfa 12nm

nota: somente leve sharp, contraste 10. FitsLiberator escala 100 - sem uso de flats. Nenhum denoise

Ganho 120 - exposição 120 segundos - 29 frames (58 minutos) - bin 1x1

GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880
jsmoraes jsmoraes

Carina Nebula - reprocessada

Em resposta à esta mensagem postada por jsmoraes
Reprocessamento com separação de estrelas da nebula