Rosetta e Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko

Postado por jsmoraes jsmoraes
Opções
Três fotos interessantes que me chamam a atenção com respeito a força gravitacional no cometa.

Ao que parece algumas pedras (boulders) estariam soltas, não fundidas com o cometa. Provavelmente remanescente de choques ocorridos com outros corpos.

Entretanto observamos planos com diferentes inclinações e platores muito próximos e não percebemos nenhum aparente deslocamento por rolamento destas pedras.

Seria porque o cometa é pequeno e a atração gravitacional em direção ao seu núcleo irregular atuaria como um ímã magnético irregular ? Movimentos de rolagem ou deslocamento só poderiam acontecer de fora para dentro do cometa e não sobre a superfície ?

A força gravitacional seria menos intensa, porém mais "ativa": ou vem para mim, que estou dentro do cometa ou fica aí parado. Nada de passear de um lado para outro.

http://www.esa.int/Our_Activities/Space_Science/Rosetta/Highlights/Top_10_at_10_km