Roda de Filtro QHY - Novo acessório do Observatório Vilatur

Postado por jsmoraes jsmoraes
Opções
Recentemente foi adquirido uma roda de filtro motorizada para o Observatório de Vilatur.

Era uma necessidade o filtro antipoluição luminosa, e como a câmera Canon já está em seu final de vida, um upgrade deverá ser de câmera dedicada mono. E para isso filtros RGB e banda estreita serão necessários.

Junto com ela foi adquirido um filtro skyglow.

Entretanto o conjunto Canon + OAG + Roda Filtro + Corretor de Coma + extensores e adaptadores acabou ficando muito pesado para o focalizador, que vem apresentando problemas de desgaste.

Por isso estaremos trabalhando com um outra câmera: DSI-1 Meade, de qualidade fotográfica bem inferior. Menor quantidade de pixels e baixa resolução.

Entretanto, será uma aprendizado manipular com um  câmera CCD, onde as opções de ajuste de captura de imagem são bem mais complexa que uma DSLR, onde somente ISO e tempo de exposição são fundamentais.

Já nas câmeras dedicas temos os controles de ganho, offset, tempo, saturação, hue e cores. E em algumas, caso da DSI, controle de contraste, shadow e manipulação de histograma.

No álbum de DSOs temos algumas fotos produzidas pela DSI-1, logo no momento de sua aquisição. Entretanto ela teria sido destinada para guiamento. Foi substituída nesta função pela ASI120MC da ZWO, que apresenta maior sensibilidade, resolução e performance duvidosa para fotos planetárias.

Deu muito trabalho para sua instalação, pois sua espessura provocou um acréscimo de distanciamento, dificultando o foco direto. Resolvido, agora é voltar a testar (e lembrar) de como manipular seus parâmetros.

Um review do novo acessório pode ser visto no link:

4 Comentários

Paulo Roberto Furlan Paulo Roberto Furlan

Re: Roda de Filtro QHY - Novo acessório do Observatório Vilatur

Boa tarde Jorge,
Ao adquirir a câmera CCD QHY-9, também adquiri uma roda de filtros QHY motorizada, que vai conectada com a câmera através de um cabo especial, para que a QHY-9 controle automaticamente a troca dos filtros LRGB. Acontecia durante algumas exposições que a conexão da câmera com a roda de filtros se perdia, isto é, a roda não girava para a troca do filtro. Então, tinha que parar, desligar os cabos e religá-los novamente. Consegui resolver o problema trocando a posição do Jumper da roda de filtros e instalando um novo driver. Agora , além de não perder a conexão, posso usar a roda de filtros com qualquer câmera, desde que o software permita.  Comecei utilizando o Nebulosity e agora passei para o MaximDL e ambos possuem drivers Ascom para a roda de filtros.
Neste feriado tive que trocar a pastilha de peltier da QHY-9, que não estava mais refrigerando a câmera.
Abraços
Paulo Furlan
jsmoraes jsmoraes

Re: Roda de Filtro QHY - Novo acessório do Observatório Vilatur

Encomendei e estou pra receber o cabo que conecta a QHY com a roda de filtros. Interessante problema que você teve com a perda de conexão. Vou ficar atento para ver se isto acontece comigo. Embora, como a QHY163M é geração recente com drivers novos, talvez isto já esteja solucionado também.

Uau ! Grande cirurgia trocar o peltier da câmera ! Deve ter sido um trabalhinho delicado. Quanto tempo durou este peltier ? Algum motivo especial para que ele se danificasse ?

Eu aqui, e vi no Cloudy Nights que não estava sozinho, tive problema com o imediato resfriamento a 100% de potencia no momento em que ligava os 12 Vdc. Descobri que é obrigatório ter alguém controlando a câmera e peltier antes da conecção.  Atualmente só alimento com 12 Vdc após ter o SGPro rodando, a câmera conectada e assegurando que o cooler está off. Nesta situação não há auto-resfriamento.
GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880
Paulo Roberto Furlan Paulo Roberto Furlan

Re: Roda de Filtro QHY - Novo acessório do Observatório Vilatur

Em resposta à esta mensagem postada por jsmoraes
É Jorge, não foi fácil trocar a pastilha de peltier. Tive que desconectar os fios com o aparelho de solda, tirar duas placas do circuito impresso,  que controla o obturador  e a outra onde fica o sensor, tudo com muito cuidado para não danificar o sensor. Depois disso foi na “porrada”, isto é, tive que usar uma chave de fenda e um martelo para arrancar a pastilha de peltier que estava muito bem colada no fundo do corpo da câmera. Comprei a nova pastilha na loja do Tellescópio.com.br, fixei com silicone usado em junta de motor de caminhão. Montei tudo de novo, fui testar a câmera e a temperatura não saída dos 9 graus negativos. As fotos saiam com muitos pixeis quentes. Entrei em contato com o Israel do site tellescópio, ele me orientou que a pastilha tinha que ficar bem colada no fundo da câmera. Abri novamente a câmera e a pastilha soltou facilmente, parecia que nem estava colada. Comprei na internet uma cola térmica e finalmente consegui  temperatura até 28 graus negativos.
A pastilha original durou um ano e meio. A orientação da QHY diz que devemos primeiro conectar a câmera no computador com o cabo USB, abrir o programa, conectar a câmera e aí sim ligar na força. Acho que desconectei a câmera sem esperar pelo resfriamento ou outra besteira.
Abraços,
Paulo Furlan
jsmoraes jsmoraes

Re: Roda de Filtro QHY - Novo acessório do Observatório Vilatur

Paulo escreveu
[...]
FANTÁSTICO !!!! - Descobri isto recentemente, e tenho visto muita discussão no Cloudy Nights sobre este problema. Felizmente minha descoberta foi rápida, e não devo ter prejudicado a pastilha e câmera. Mas este papo tá dando pano pra manga !
Já postei minhas conclusões no Cloudy Nights, mas por ser latino e brasileiro, acho que eles não estão levando muito a sério. Ficam na discussão de ser problema de driver e ficam esperando pela revisão de driver.

Observei ontem, por acaso, que o cabo que alimenta a câmera com 12 Vdc possui um interruptor. Coisa rara em cabo de alimentação. Se você ainda tem cópia do email da QHY poste lá no fórum ou manda pra mim que eu posto.

Já tive coragem para desmontar minha montagem NEQ6 para lubrificação. Foi sufoco e postei a saga aqui. Quase danifiquei a mecânica de RA. Hoje, se tiver que fazer esta cirurgia na câmera ... cara, vai ser uma angustia !

Outro papo que está dando o que falar lá no fórum é o fato de QHY163M e ASI1600MM apresentarem estrelas com formato triangulo. Eu tive este problema, mas pareceu-me ser mais questão de foco e distancia do corretor de coma, que até hoje ainda não resolvi: tenho dois, um com lentes arranhadas e outro novo que não aceita nenhuma distancia. Distorce com coma até na região central !!!???? Acho que perdi grana nesta unidade, que deve estar muito mal fabricada. Duvido que o Israel aceite devolução.

Atualmente estou aguardando o céu permitir para testar com os espaçadores que comprei as últimas possíveis configurações de distância. O corretor velho arranhado aceita várias distâncias, com melhor ou pior performance na periferia. O novo ... detona sempre a região central. Ele corrige o coma, mas está corrigindo errado.