Área das minha foto apresenta uma distorção maior do coma. A rotação das lentes internas do corretor de coma rotaciona esta área. A posição da câmera no focalizador reduz a distorção.
Fica pergunta: estaria o focalizador desalinhado em relação ao tubo e posicionando a câmera inclinada em relação ao eixo óptico ? Esta inclinação faria com que parte do sensor da câmera se distanciasse mais que outras partes.
Feito um teste forçando a inclinação da câmera de tal forma que seu corpo ficasse mais próximo do fundo do OTA, ou do espelho primário. E que a parte interna dentro do focalizador ficasse mais para o frontal do tubo, ou da abertura tivemos:
Região esquerda inferior da foto:
Região central da foto:
Devido ao manuseio em posicionamento real do OTA, não posso garantir que a centralização da estrela tenha se mantido. O mesmo para a rotação do campo.
Entretanto é visível a melhora da qualidade do coma na área afetada. E há indício de melhora também na ovalidade da estrela.
Vai ser um trabalho de ensaio e erro, Inclinar o focalizador e manter a câmera nivelada dentro dele, condição favorável para segurança. A inclinação forçada obriga que só um dos dois parafusos do focalizador tenham aperto.
GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880