Observatório Vilatur será DESATIVADO !

Postado por jsmoraes jsmoraes
Opções
Por motivos diversos o Observatório de Vilatur encerrará suas atividades.
Dentre eles:
1. Estou padeendo de DMRI (Degenaração Macular Relativo à Idade). Com visão limitada e distorcida, dificultando visualização de objetos, foco e processamento gráfico.
2. Piora significativa da poluição luminosa em minha região
3. Não há muitos objetos possíveis de registro além dos já feitos com os equipamentos que possuo. Afinal já fiz vários, e os que ainda não foram rregistrados são muito pequenos e tênues, necessitando muitos dias para um registro adequado
3. Danos na doma do Observatório demandam uma reconstrução, que tem relação custo/benefício não muito promissor devido aos fatores aima.

Em breve deverei por à venda os equipamentos: montagem equatoria  NEQ6, câmera mono QHY163M e telescópio GSO 305 mm.
Outros itens como Barlow 3x, colimadores laser, câmera color ASI120MC também serão disponibilizados.

Fico triste com esta desativação, mas a prática de observação e fotografia estão seriamente comprometidas.
Enquanto estive produtivo, tive a oportunidade de executar exaustivo traballho de registros dos objetos de céu profundo. Sinto orgulho por isto.... mas ... é passado !

3 Comentários

Paulo Roberto Furlan Paulo Roberto Furlan

Re: Observatório Vilatur será DESATIVADO !

Boa tarde Jorge,

Fiquei muito surpreso e chateado com seu problema ocular. É triste ter que se desfazer das coisas que mais gostamos. Eu também tive esse problema com degeneração macular. São coisas da idade que vem chegando. Agora essa pandemia. Se cuida.

Se você for vender a Câmera QHY-163, me avise que poderemos fazer negócio.

Abs.
Paulo Furlan
jsmoraes jsmoraes

Re: Observatório Vilatur será DESATIVADO !

Paulo, tenho resistido em interromper minha prática de astrofotografia, mas a DMRI estpa muito crítica para esta atividade. Já não consigo ler com a vista direita que tem os danos justamente na visão central. E a esquerda "sobrepõe letras adjacentes. É muito penoso ler os números de código de barras dos boletos.

Posso disponibilizar a QHY, já que foco e processamento gráfico me são muito difíceis e frustrantes. Estou encaminhando email  para o endereço que você registrou no site com informações adicionais.
Caso você não receba o email, me avise para que faça outro envio em endereço por você fornecido.

Se mais tarde tiver forte estímulo para a prática, posso retornar à DSLR Canon. Já que camara color reduz a atividade de processamento e focaagem.
GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880
jsmoraes jsmoraes

Re: Observatório Vilatur será DESATIVADO !

Até a data de nov 2021 ainda está disponível o OTA 305 mm, camera ASI120MC e rodas de filtros.