Novo Observatório Vilatur

Postado por jsmoraes jsmoraes
Opções

Para melhorar a proteção contra ventos e reparo da doma, implementei uma significativa reforma.
Temos mais espaço e uma nova doma com pequena flexa (curvatura).

Neste tópico temos as fotos da obra.

12 Comentários

jsmoraes jsmoraes

Diario de Obra - Observatório Vilatur - 2014

Esta mensagem foi atualizada em .
Fim da obra, mas não do acabamento. Parte dele terá que ser feita somente após alguns testes operacionais. É preciso verificar sua resistência contra os ventos da região, que são constantes e bem fortes, sua impermeabilização, praticidade de movimentos e abertura de janela. E talvez uma janela para refrigeração na parede.

Mas já temos umas fotos que dão uma boa visão do que ele virá a ser em futuro próximo, quando pintura, piso, armário e estantes estiverem concluídos.

O revestimento da doma foi feito com chapas de PVC (cor branca) e chapas de alumínio. Madeira utilizada: compensado marítimo e tábua de Pinus. Roldanas: as utilizadas em portões automáticos correndo sobre tubo PVC-cola 1/2 polegada. Um bocado de parafusos, cola de madeira, cola PVC Aquaterm e silicone.

Vista panorâmica externa - Canon 350D:

Vista interna da doma - Canon 350D

Vista interna - ASI120MC com lente 180º

GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880
jsmoraes jsmoraes

Re: Reforma do Observatório Vilatur

Em resposta à esta mensagem postada por jsmoraes
E mas algumas fotos, agora com a Canon T3 que possui uma objetiva um pouco melhor do que a da 350D.

Marcação da área central (antiga área do antigo observatório) onde ficará o telescópio. Estou aproveitando o contorno da alvenaria antiga para criar uma espécie de área limite de transito.

Novamente detalhe da janela da doma. Em primeiro plano a janela já lambuzada com tinta preta. Ao fundo a área que fica por traz da janela.

Parte da área interna, porta de entrada e à esquerda ficará (já está, apenas não fotografei ainda) a mesa com o netbook e cadeira.

Vista traseira do novo Observatório.

E, quando buscava por restos de tintas para lambuzar as paredes e pisos, defrontei-me com um grande e belo lagarto, com couro bastante pintado. Fui buscar a máquina fotográfica, mas o dito já tinha se retirado da área. Mas acabei por encontrar mais um intruso, ou melhor uma família de intrusos ! Perdi o lagarto, e achei uma gambá !

nota: importante lembrar que eu moro dentro de uma reserva ecológica Parque Costa do Sol de proteção ambiental e animais silvestres. Macaco Sagui, Mico Leão, Papagaios, Gambás, Lagartos, Cobras, Gaviões e trozentos tipos de pássaros são coisas comuns por aqui. Pena que os habitantes da região não dão o devido valor e nem obedecem as normas impostas para a área, considerada como ZOC : Zona de Ocupação Controlada. Ou seja: não nos expulsam daqui porque sai caro, mas não permitem que haja completa urbanização da região. Mas como pouco fiscalizam, dentro em breve a mata atlântica e seus animais silvestres que a habitam só existirão no papel.
[...]

E após instalação dos equipamentos, colimado e alinhado ao polo sul celeste, uma primeira aferição:

Estrela alfa-Gru

E o gráfico de guiamento PHD V2:

Quanto a manipulação da janela e giro da doma, ainda temos que aprimorar algumas coisas.

A rotação agora está bem mais suave e estável, sem sair do trilho, após lubrificação e ajuste de posição de roldanas.

As janelas ainda estão com forma original do PVC, dificultando o posicionamento de uma por debaixo da outra. Um polimento ou lubrificação da madeira nas áreas de contato também pode ser uma boa medida para facilitar o deslizamento sobre a base.
Apesar disto as duas sessões para colimação e alinhamento efetuadas no novo observatório foram bem sucedidas.
GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880
jsmoraes jsmoraes

Reforma do Observatório Vilatur - Equipamentos

Esta mensagem foi atualizada em .
Em resposta à esta mensagem postada por jsmoraes
Já operacional e com os equipamentos.
Antes, no observatório antigo o GSO 305 mm parecia ser um gigante que tomava todo o espaço. Neste novo, ele parece um pequeno telescópio, sobra espaço.
Sem dúvida é uma sensação muito agradável estar operando lá. A amplitude e o espaço deixa qualquer um bem confortável. A estrutura da doma e o tamanho de sua janela traz uma sensação de estar dentro de um observatório profissional.

Já passou pelos testes de ventos nordeste e noroeste. Passou pelo teste de chuvas normais, com pouca necessidade de retoque na vedação de 4 pontos. Só ficará faltando a motorização do movimento da doma. Seria muito caro sua implementação.

Um ar condicionado e cama ... dá até para morar aqui !

GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880
edisonps edisonps

Re: Reforma do Observatório Vilatur

Em resposta à esta mensagem postada por jsmoraes
Boa tarde Jorge, tudo bem?

Estou pensando em adotar uma solução semelhante a sua, pois onde moro os ventos são muito fortes, por favor você pode postar fotos do seu domo aberto?

Abraço,

edisonps

jsmoraes jsmoraes

Re: Reforma do Observatório Vilatur

Esta mensagem foi atualizada em .
A janela é composta por 3 partes. Duas são retiráveis e uma bascula. A parte basculante quando aberta precisa de pino trava lateral para que o vento não a faça fechar.

O motivo de duas partes serem retiráveis está na engenharia mecânica necessária e no aumento do volume final, proporcionando um efeito vela mais intenso quando sob ventos fortes.

Esta montagem não evita totalmente a entrada de ventos se a janela estiver voltada para sua origem.
A altura da doma ajuda na redução da influência dos ventos, mas prejudica a abertura das janelas.
A largura e extensão da janela é muito importante para posição de zênite. Atente para o fato de que com montagem equatorial o telescópio não fica exatamente no centro.

Partes móveis:

Janela com abertura somente das partes móveis:

Janela totalmente aberta:

[...]

Bom dia Jorge,

Muito obrigado pelas fotos, elas me ajudaram bastante. Achei ótima essa solução de uma cúpula aerodinâmica, parabéns pela ideia.

Abraço,

edisonps
jsmoraes jsmoraes

Re: Reforma do Observatório Vilatur

O ideal seria que a janela não apresentasse paredes laterais externas. Mas a engenharia seria muito mais difícil.
Quanto menor a flecha (altura) da doma, melhor a proteção.
Pena que acabamos por perder um pouco da visada, no meu caso para elevação menores de 35 graus. Só não reclamo porque até esta elevação o efeito de refração é muito mais intenso e sujeito a interferência de iluminação de rua. Não consigo facilidade com Mercúrio e Andrômeda.
[...]

Vou fazer um modelo em 3d depois posto aqui para ver o que acha.
Conrado Serodio Conrado Serodio

Re: Reforma do Observatório Vilatur

Esta mensagem foi atualizada em .
Edison, tem um pessoal em Limeira (SP) que está fabricando domos e observatórios em fibra, talvez lhe interesse.
Abraço
Conrado

Via Ipad

> Em 16 de jan de 2016, às 13:07, edisonps [via Astronomia e Astrofotos] <ml-node+s1069742n2127h43@n5.nabble.com> escreveu:
>
> Vou fazer um modelo em 3d depois posto aqui para ver o que acha.
> NAML
edisonps edisonps

Re: Reforma do Observatório Vilatur

Em resposta à esta mensagem postada por jsmoraes
Oi Conrado,

Obrigado pela mensagem, eu conheço o produto e fiz meu projeto todo baseado na cúpula deles, mas eu não imaginava que aqui em Sorocaba tivesse tantos ventos fortes.  Estive pensando em partir para um roll off, mas me deparei com essa ideia do Jorge e achei bem interessante.

Abraço,

edisonps
jsmoraes jsmoraes

Re: Reforma do Observatório Vilatur

Esta mensagem foi atualizada em .
O problema do roll off roof em sítios com forte ventos é a turbulência interna, que vibra muito o telescópio para astrofotografia. A doma tradicional, meio circulo, apresenta um efeito vela muito forte, que além de causar muita vibração mecânica pode se tornar em um OVNI.

O modelo hibrido que imaginei e produzi reduz estes inconvenientes. Eu o chamo de Roll OF Roof