Entrar  Registre-se

Teste e Análise - 2012 / 10 / 10

Posted by jsmoraes on Out 10, 2012; 5:26am
URL: http://jsmastronomy.245.s1.nabble.com/DSI-Meade-e-Vixen-70-mm-tp738p750.html

2012/10/10

Segundo teste e análise de guiamento.

pré-reclamo:

 o procedimento foi mais fácil e organizado. Com os telescópios já pré-alinhados e menores ventos obtive melhores resultados.

descrição:

 nesta sessão foi objetivado:

a) um melhor alinhamento dos telescópios, reduzindo a diferença no campo de visão entre os mesmos.

b) melhor parametrização do PHD

c) mensuração mais precisa de erro periódico.

d) produção de um filme com a realidade do drift resultante para uma foto.

Foram utilizados duas estrelas guias. Inicialmente uma de magnitude 8.25 próximo de alfa trapézio. E outra magnitude 9.1, próximo a Peacock

1. Alinhamento dos telescópios: consegui obter um alinhamento bem mais adequado entre os telescópios. Comparando as imagens centralizadas na SPC e DSI, posso afirmar que estariam com erro entre 5 e 15 arcosegundos. Basicamente o diametro da estrela guia.

2. Alinhamento polar: foi feito uma verificação do alinhamento polar antes dos procedimentos. E constatei que estaria bem adequado. Numa escala de 0 a 100 %, eu diria em torno de 98 % para uma temporização de 10 minutos. Seria difícil obter maior precisão devido a força necessária para movimentação dos parafusos de ajustes. Não haveria fineza de movimentos, provocando sempre supercorreções: para mais e depois para menos.

3. parametrização do PHD: diferente do dia anterior, hoje não consegui que o PHD calibrasse com os valores padrões de 750 ms para step de RA e 1000 para movimentação máxima de RA. Reclamava de pouca movimentação da estrela. Vários valores foram testados: para menos e para mais. Até que num ato de irritação alterei os valores para 1750 ms e 2000 ms. Nesta condição o PHD calibrou normalmente. E foi com ela que se fez os testes. Tal fato se deu tanto para alfa trapézio, como para Peacock.

Agressividade foi setado para 100 %, valor padrão.

Foram feitos testes com guiamento RA-DEC e somente RA.

4. Filme registrando o drift real: foi produzido um filme com 5 quadros por segundo, 50 quadros por tomada, e com espaçamento de 2 minutos. No total foram 9 tomadas de cena, perfazendo um registro de drift
para 18 minutos. Para efeito de publicação as tomadas foram reduzidas para 12 quadros. Sua realização se deu logo no início da seção, tendo a alfa trapézio como artista principal.

Atente que a dança da estrela é fruto da vibração dos ventos. O registro do drift é na vetical, sentido topo. Posicione a ponta do mouse no centro da estrela no começo da animação para perceber o drift.

http://s1063.photobucket.com/albums/t510/jsmoraes/miscelaneous/?action=view¤t=pe_20121010.mp4

6. Parametrização EQMOD: Seguiu-se os valores do teste anterior. 10 % para RA e 7 % para DEC. E no final, tendo a região de Peacock produziu-se arquivos de êrro periódico para 10 %, 15 %, 20 % e 25 % de RA.

7. Dos gráficos produzidos pelo EqAlign: Alguns gráficos não foram salvos, por erro de procedimento. Nesta situação temos apenas uma descrição aproximada dos valores observados durante sua produção.

Erro periódico RA e DEC - 10 % e 7 % - estrela guia região de alfa trapésio

Arquivo não foi salvo. Destaque somente para contínuo erro linear de DEC, no valor máximode 5,5 arcosegundos sentido sul após 10 minutos. Sugerindo erro de alinhamento polar. Como este alinhamento já tinha sido verificado no início da seção, entendi como sendo erro de alinhamento do telescópio de guiamento.

Erro períodico RA e DEC - 10 % e 7 % - estrela guia região de Peacock







Erro períodico RA 15 % - estrela guia região de Peacock







Erro períodico RA  20 % - estrela guia região de Peacock







Erro períodico RA  25 % - estrela guia região de Peacock





GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880