Roda de Filtro QHY

classic Clássica list Lista threaded Em Árvore
1 mensagem Opções
jsmoraes jsmoraes
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Roda de Filtro QHY

Esta mensagem foi atualizada em .


Finalidade do acessório:

Comutação de filtros para visualização ou fotografia

Perfomance esperada:

• Silencioso (1)
• Sem vibração (1)
• Aceite de filtros de fabricantes diversos
• Posicionamento correto do filtro
• Indicação de troca de filtro

(1) nem tanto necessário, pois não se comuta o filtro enquanto estiver com o obturador aberto para fotos.

Resumo:


O acessório atende todas as expectativas de performance. Porém alguns detalhes, principalmente de montagem, podem comprometer seu uso. Sendo a expessura o principal, pois pode complicar a obtenção de foco primário.

Minhas observações:


1) Quanto a construção:


Bem montado e de boa qualidade. Considerando a motorização possui um bom peso.

2) Quanto ao design:


Apresenta uma deficiência, que até certo ponto pode ser comercialmente desconsiderada. A motorização possui uma expessura e tamanho que impede uso de alguns acessórios, ou montagem invertida de câmeras que não tenham formato circular.

nota: a montagem invertida facilitaria a conexão com o OAG. O problema é bem simples: ambos acessórios, Roda de Filro e OAG, vêm com o mesmo padrão de roscas. De um lado M42 para conexão com uma câmera e do outro 2 polegadas para conexão com extesores, filtros, barlows e focalizador do telescópio.
Isto faz com que seja imcompatível a conexão entre eles sem uso de adaptadores.
O motor voltado para o lado do focalizador exige um longo extensor para não bater nas rodas de movimentação do focalizador e acaba por limitar as possibilidades de posicionamento da Roda de Filro.

A foto abaixo mostra que temos um distanciamento obrigatório entre a Roda de Filtros e o OAG, gerando distanciamentos que obrigam o uso de extensores, e com isto dificuldades para obtenção de foco direto.



Inviável para uso com máquinas DSLR, que possuem sensor muito interno. Faz-se necessário o uso de algum tipo de lente barlow, mesmo que seja de um corretor de coma.

nota: gastei quase que 1 semana para usinar os extensores tanto para a Canon como para a câmera CCD DSI-1 e câmera guia ASI. Aff! Que trabalheira !

3) Quanto aos acessórios inclusos:


O cabo de conexão RS232 possui um bom comprimento. Embora fica a tradicional crítica de uso desta interface para comunicação. Até parece que quem projetou nunca usa de telescópios, e desconhece a existencia de notebooks, que normalmente não possuem esta interface. Imaginem ter que levar um computador de torre para o campo, juntamente, lógico, com uma gerador 110 VAC movido a diesel ou gasolina para alimentá-lo !

Certamente que um conversor USB-RS232 pode ser utilizado. Mas aí fica a pergunta: e por que não é vendido com interface USB interna ?

No meu caso optei pelo uso de receptor-conversor Bluetooth-RS232, para economizar portas USB e redução de cabos entre o netbook e a montagem.

A fonte de alimentação aparenta ser de boa qualidade, mas possui um cabo bem curto. Economia bem ridícula de unidade de dolar !

No meu caso eu precisaria ter uma extensão 110 VAC, pendurada na montagem para que não houvesse problemas.

Optei por ignorá-la e montar um outro cabo, com tamanho bem maior, e conectar na mesma fonte de 12 VDC que alimenta a montagem.

4) Quanto a instalação de filtros:


Vixi ! O manual não fala nada a respeito. Até agora fico sem saber se é necessário desmontar a Roda para esta instalação. Fazê-la sem desmonte, é meio complicado, pois não há muito espaço para introdução e execução do rosqueamento, sem que você acabe por meter o dedão no filtro, levando gordura e sujeira.
Para quem é muito exigente quanto a limpesa dos componentes ópticos... é bom comprar um luva !

5) Quanto as indicações de posicionamento de filtros:


Vixi ! O manual não fala nada significativo a respeito. Pude observar que há indicação luminosa de atividade. E há também cores diferentes nesta indicação, conforme o filtro posicionado. Ainda não fiz uma tabelinha !

O programa que acompanha a Roda de Filtros, permite a calibração de posicionamento, para que o filtro fique bem centrado. Não precisei alterar os  parâmetros default.

Minha opinião particular:


É um acessório de boa qualidade, e sua motorização ajuda a não perder um perfeito alinhamento e foco durante o processo de fotografia. Não há intervenção manual.

Encontrei muita dificuldade, e bota dificuldade nisto, para conseguir uma montagem do conjunto: câmera, OAG e Roda de Filtro. Principalmente se forem de fabricantes diferentes. Uma tática comercial nojenta !

No meu caso específico, seu uso quase ficou inviável, pois o 305 mm já possui uma dificuldade inerente para obtenção de foco direto, devido ao seu gigante focalizador. E olha que meu OAG é de espessura mínima !

Uma solução absolutamente correta seria a troca deste focalizador. Mas seu custo ... não é nada baratinho !

A construção de extensores e adaptadores é simples. O difícil é achar um torneiro mecânico que se disponibilize a fazer uma peça tão pequena e simples.


O uso de câmeras pesadas, como as DSLRs, inviabiliza o conjunto. Pelo menos para focalizadores standart comercializados com o telescópio. Câmeras dedicadas e com muita refrigeração também devem apresentar o mesmo problema.

No meu caso fui obrigado a voltar para a câmera DSI-1 Meade, de qualidade fotográfica muito inferior a Canon 350D. Mas até certo ponto, isto seria um processo natural. Para que Roda de Filtro se a máquina é color ?

O uso de Roda de Filtro, por si, já implica em uso de câmeras mono. E não há DSLRs monos !

Agora é ver se consigo me inscrever em uma destes programas sociais de bolsa isto, bolsa aquilo para conseguir o recurso financeiro e comprar uma câmera dedicada mono... quem sabe se não haverá uma bolsa foto ! Para profissionais de fotografia e cinema já há possibilidade de importação sem taxas. É tentar achar umas brechinhas nos parágrafos e virgulas !



Montagem com Canon T3




O Corretor de Coma GSO teria que estar distanciado do sensor em 70 mm, conforme especificações do fabricante. Entretanto este corretor já estava sendo utilizado sem a roda de filtro com distancia de 81 mm no set:

Canon → Anel Canon-T2 → adaptador T2-2" → Filtro Skyglow → adaptador 2"/M42 → OAG → adaptador M42/2" → Corretor de Coma
E apresentava performance bem satisfatória.


GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880