QHY163M - Roda de Filtro - OAG - Corretor Coma

Postado por jsmoraes jsmoraes
Opções
Nova aquisição do observatório. Câmera mono dedicada à astronomia: QHY163M
nota (julho 2018): comprado o cabo QHY que conecta a câmera com a roda de filtros também QHY, ao efetuar a conexão houve QUEIMA da interface RS232 da roda de filtro. QHY não é uma empresa digna de credibilidade. Evite a compara de seus produtos !

4 Comentários

Paulo Roberto Furlan Paulo Roberto Furlan

Re: QHY163M - Roda de Filtro - OAG - Corretor Coma

Boa tarde Jorge,
Um belo setup e muito eficaz para astrofotografias . Vi que você incluiu um corretor de coma na frente de roda filtros. Ele não causa alteração da distância focal, prejudicando o foco na QHY com o OAG?
Abraços
Paulo Furlan
jsmoraes jsmoraes

Re: QHY163M - Roda de Filtro - OAG - Corretor Coma

Esta mensagem foi atualizada em .
Não há outra posição possível. Telescópios newtoniano rápidos possuem coma. O corretor é obrigatório. O corretor usado cria um fator Barlow 1.14x, por ser um GSO. O da Baader não tem este fator Barlow, mas seu backfocus é muito pequeno. No caso, eu comprei o corretor para a Canon, também com grandes problemas de backfocus.

Hoje com a QHY eu poderia utilizar o Baader. Mas falta dimdim ! A diferença de preços entre eles é gritante !

Para melhor ajuste de distancia do corretor de coma, comprei espaçadores e agora a montagem do conjunto está com as seguintes mensurações:

GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880
Paulo Roberto Furlan Paulo Roberto Furlan

Re: QHY163M - Roda de Filtro - OAG - Corretor Coma

Em resposta à esta mensagem postada por jsmoraes
Olá Jorge,
Vi seu posto no forum da QHY sobre a roda de filtros. Se você usa Windows 10 talvez tenha que substituir o cabo conversor da Porta RS232 (o cabo que vai ligado no PC). Tive problemas na troca dos filtros e resolvi com o cabo compatível com Windows 10.

Abs.
Paulo Furlan
jsmoraes jsmoraes

Re: QHY163M - Roda de Filtro - OAG - Corretor Coma

Infelizmente, Paulo, ao que parece a roda de filtro foi para o espaço. Momentos antes de eu conectar com a camera QHY a roda funcionava com os cabos originais RS232-roda de filtro. Após a conexão... não houve jeito de fazê-la trocar de filtro.
Experimentando alimentando direto na entrada USART do chip controlador (mini-cpu) eu consegui que ela funcionasse somente no pedido de troca de filtro para posição 3, embora ela ia para a posição 4.

Entendi que houve queima do chip conversor RS232-TTL, e comprei um no Mercado Livre. Mas também não funcionou adequadamente.

Perdi R$ 1800,00 nesta brincadeira. Tive que comprar outra. E manual. Pelo menos agora não tem perigo de queima. Como sempre tinha que ajustar manualmente o foco na troca de filtros ... eles são bem parfocais, mas sempre havia necessidade de ajuste fino já que a camera QHY é um PORRE quanto à foco ... parar a montagem, trocar o filtro manualmente, efetuar manualmente plate solve para re-enquadramento da imagem se tornou procedimento obrigatório e corriqueiro.

Nada absurdo e complicado. Basta eu contar quantos segundos levo para efetuar a operação e movimentar a montagem no mesmo tempo em velocidade sideral x1. Devido à necessidade de ajuste de foco, este plate solve já era procedimento corriqueiro. Só aumentei o tempo necessário para obter o re-enquadramento perfeito.

Minha experiência com a QHY tem sido terrível. O staff da QHY no fórum... caga 3 quilos pra você. Devido a este e outros problemas com a marca QHY, eu não recomendo que se compre nada deste fabricante. Seus equipamentos podem até ser bons, mas esteja certo... quando tiver problemas não terás nenhuma informação outra que não seja: compre outro !

Não é incomum que fabricantes se degradem após a ganância pelo lucro se tornarem meta principal.

Por causa da baixa qualidade do corretor de coma da GSO e dos problemas com os produtos QHY ... também decidi NUNCA MAIS comprar coisas de fornecedores tupiniquins. Na verdade eles são só importadores, e você não terá facilidade de troca ou reposição se o equipamento vier com algum problema ou deficiência.

Importar direto não é garantia de qualidade, os riscos são os mesmos. Embora haja possibilidade, inviável devido à nossa política de importação, de devolução e troca. Quem me vendeu a roda de filtro manual me deu 14 dias para devolver o equipamento, sem exigência de motivos. Enviou-me email com formulário para tal procedimento.

E já que você deve ler este reply ... dê uma olhada no tópico http://jsmastronomy.30143.n7.nabble.com/NGC-1892-td1619.html#a1778
Estou precisando de ajuda para confirmar minha primeira descoberta de uma supernova de 2004. E ... pasmem ... em galáxia próxima da LMC. Área que ninguém, ou poucos, fotografam.