Processamento gráfico DSO - capítulo II

classic Clássica list Lista threaded Em Árvore
1 mensagem Opções
jsmoraes jsmoraes
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

 Processamento gráfico DSO - capítulo II

Esta mensagem foi atualizada em .

Processamento de imagem DSLR color com método de imagem mono RGBL

Processamento gráfico está sempre sendo aperfeiçoado ou tendo recursos adicionados conforme a experiência e aprendizado através de informações obtidas.

Este tutorial versa o procedimento de como preparar as fotos coloridas de câmeras DSLR RAW Bayer para o método de processamento gráfico para fotos obtidas com câmeras mono e filtros R, G, B, Halfa, OIII, SII e L.

A vantagem é que podemos tratar cada canal de cor ou informação com muitos recursos que não estariam disponíveis para tratamento de fotos coloridas normais.

A base do processo seria extrair os canais de cores sem sofrer o processo de deBayer de uma foto colorida, processá-las para melhor qualidade e detalhes para posterior montagem em composição RGB.

Um exemplo de como ficariam as camadas de ajustes no Photoshop:



É importante lembrar que a câmeras coloridas possuem sensor com uma máscara de filtros coloridos chamada Bayer. Ou seja, é como se tivessemos 3 câmaras, uma para cada cor.

Isto provoca uma grande perda de informação se comparado com câmeras mono. Toda matriz Bayer, independentemente da forma como os filtros são distribuídos sobre o sensor, possuem mais informação Green do que Red e Blue. Na razão 2 x Green para 1 x Red e 1 x Blue. Isto é feito para que a composição efetuada pelo processo de deBayer produza uma imagem colorida semelhante a vista pelos nossos olhos.

Assim uma câmera mono de 8 megapixeis terá 8 mega de informação para cada cor capturada com os diversos filtros. Já a câmera colorida de 8 megapiexeis possuirá 4 mega de informação para Green, 2 mega para Red e 2 mega para Blue.

Portanto, imagens capturadas com câmera mono apresentarão muito mais detalhes e nitidez do que uma câmera colorida. Neste Blog temos tópicos que falam sobre como a matriz Bayer é montada nas câmeras Canon e como o algorítimo deBayer processa as informações.

1. Empilhamento e Alinhamento no DSS

Para que tenhamos um resultado no Autosave.tif do DSS sem o processo Bayer temos que escolher a opção de não uso de deBayer antes de carregarmos as fotos que serão alinhadas e empilhadas.

Pode ocorrer uma perda na qualidade do alinhamento devido ao fato da diferente quantidade de pixeis ativos para cada canal, como já exlicado acima. Este é um dos motivos para que o DSS sugira o uso de "superpixel", binagem 2x, quando uso de filtros de banda estreita como Halfa, OIII e etc.

Quando utilizamos mais de um arquivo observamos que a imagem se torna mais suave devido ao processo de alinhamento/empilhamento e as pequenas diferenças da posição do objeto durante as capturas.

O resultado Autosave.tif fornecerá uma imagem RAW, matriz Bayer.  

Exemplo para o canal RED:

1 único arquivo CR2 e arquivo dark para calibração:





19 arquivos CR2 e arquivo dark para calibração:





2. Efetuando um pseudo deBayer

O primeiro procedimento no processamento seria efetuar um pseudo deBayer aplicando filtro blur de 1 pixel. Isto fará com que os pontos negros da imagem sejam preenchidos por parte da luminância dos pontos ativos.

1 único arquivo CR2 e arquivo dark para calibração:






19 arquivos CR2 e arquivo dark para calibração:





O canal Green que possui 2 x mais informações que o Red/Blue pode ter filtro blur de 0,5 pixel.

3. Aprimorando detalhes e nível do sinal


Aqui não há receita de bolo, pois cada caso é um caso. O objetivo seria melhorar a qualidade da imagem aplicando curvas HDR, filtros sharp e redução de ruídos e ajuste de níveis.

Tratamentos diferenciados podem ser aplicados para um aparente uso de filtro Halfa ou OIII, realçando determinadas áreas da imagem, e produzidos diferentes arquivos cópias que serão utilizadas como se tal fossem.

4. Composição RGB dos pseudos canais mono


Agora é procedimento normal de processamento de fotos mono com uso de filtros. A primeira imagem deste tutorial com os layers utilizados no Photoshop é auto explicativa. Já o método utilizado... bom ... aí é assunto para outro tutorial.
GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880