Observatório W. Herschel de Vilatur efetua manutenção de sua montagem NEQ6

jsmoraes jsmoraes

Observatório W. Herschel de Vilatur efetua manutenção de sua montagem NEQ6

Esta mensagem foi atualizada em .
Tendo percebido alteração no comportamento de movimentação DEC nas operações de calibragem do PHD, receoso e sabendo ser inevitável efetuou-se a desmontagem da NEQ6 e sua relubrificação.

Foi tomado como referencia para tal operação dois filmes, onde um bem simplista e não mostrando alguns detalhes críticos e se limitando ao acesso direto as áreas de lubrificação, e outro bem mais completo onde absolutamente tudo é desmontado: peça por peça, parafuso por parafuso.

link para o vídeo simplista: http://www.youtube.com/watch?v=H4oGszYcfIY

link para o site detalhista: http://www.astro-baby.com/EQ6%20rebuild%20guide/EQ6%20Strip%20Down%20Home.htm

Como na região de Saquarema, RJ, não se encontra graxas grafitadas ou graxa branca pastosa, utilizou-se de dois componentes:

a) graxa branca Coloart de Litio, com composição a base de óleo mineral, estearato de lítio e aditivos anticorrosivos na forma de tubo spray

b) Grafite em pó na forma de tubo spray.

A ideia foi dar uma maior consistência a graxa branca que aparentava muito fluida, pouco densa. Todas as peças lubrificadas tiveram aplicação de uma camada de graxa branca, uma camada de grafite e outra camada de graxa branca. Com isto conseguiu-se que o grafite se misturasse a graxa.

Do Procedimento, dos sustos e ... do pânico !

A operação de demonstagem e lubrificação de DEC é muito simples e fácil. Basicamente é só liberar a peça que mantem o rolamento inferior preso.

Acessar o eixo, roda dentada e motor é quase que direto. Só tem de segredo a liberação dos parafuso que efetuam o ajuste de pressão entre eixo e roda dentada. Sua remontagem e ajuste de pressão para evitar folga também não exigem grandes habilidades.

O desmonte de RA apresenta algumas dificuldades. Primeiro pela necessidade de desmonte do conjunto destinado a alinhamento polar. Segundo por exigir o desmonte da alavanca que trava o movimento de RA. E terceiro e principal: a retirada do conjunto. E por ultimo o acesso ao eixo, roda dentada e engrenagem do motor, nada complicado e semehante ao DEC.

O filme simplista mostra uma certa dificuldade na retirada do conjunto de RA. Também sentida no procedimento efetuado. Mas o principal está na remontagem. A recolocação do conjunto se apresentou muito complicada e por 4 vezes causou problemas com encaixe inadequado. Sendo que uma delas ficou de tal forma presa e imóvel que precisou de intenso esforço para liberar.

Este mal encaixe criou um estado quase de pânico, pois somente conseguiu-se uma das liberações após quase 2 horas e com auxílio de um mecânico de oficina de automóveis. Uma forte agonia gerou dúvidas quanto a danos que poderiam levar a inutilização da peça. Felizmente após todo o processo verificou-se que não houve nenhuma lesão, exceto por alguns pequenos arranhos na pintura externa. Mas sem dúvida foi uma das experiências e sensação das mais desagradáveis.

Não se pode atribuir um por que, mas parece que há uma forma mais adequada de encaixe do conjunto de RA na base da cabeça da NEQ6. Nenhuma tentativa de encaixe com a peça na sua posição vertical normal teve sucesso, mas quando o conjunto teve sua posição rotacionada... o encaixe foi suave e direto. Talvez coincidência, mas foi um fato.

Embora DEC tenha iniciado a intensão de manutenção e lubrificação, RA apresentava muito mais rigidez de movimento. Mesmo tendo o conjunto totalmente livre de peso a movimentação de RA se encontrava ligeiramente presa.

Após o remonte, constatou-se que tanto RA como DEC apresentavam movimentação leve e livre. Impulsionando o conjunto de RA, ele chegava a dar até 2 voltas e terminava na posição normal de equilíbrio com movimentos pendulares. DEC, sem os contrapesos instalados chegava a dar até 4 voltas com impulso semelhante.

Ligado e testado, verificou-se que tudo funcionava normalmente. De início o ruído dos movimentos aparentaram uma ligeira diferença do costumeiro. Mas após algum tempo de uso e movimento eles se apresentaram com sonoridade e nível bem compatível, dando a entender que todo o mecanismo estaria bem untado.

Devido à ocorrência do incidente com RA, teve-se o tripé deslocado de posição e foi necessário retirar a cabeça para levar até a oficina mecância. Com isto se perdeu totalmente o alinhamento, nivelamento e etc e etc.

Refeito o procedimento de instalação, nivelamento, somente conseguiu-se ajuste de alinhamento polar tendo estrela de referencia no meridiano. E isto lá pelas 01:00 horas do dia seguinte. Foi utilizado o EqAlign, e conseguiu-se uma precisão de indice de erro 8 e zero interações, com 12 minutos. Em termos práticos não há como melhorar este ajuste, pois as roscas dos parafusos de ajustes de azimute são de passo muito largo. Na prática somente indice igual ou superior a 20 permitem algum tipo de ajuste.

Devido ao horário não foi possível fazer os testes e alinhamento com estrela na posição de 6 horas (quase no horizonte). Como não foi feito nenhuma alteração no ajuste de elevação (latitude), diferente de azimute que teve quer ser desfeito para retirada da cabeça devido ao incidente na montagem de RA, provavelmente deve estar bem perto. Assim que o tempo permitir (iniciou-se período de chuva) esta verificação será efetuada.

Como o telescópio está desnudo de tudo que é desnecessário para aliviar o peso sobre a NEQ6, inclusive buscadora, o alinhamento da posição de park foi meio chato e complicado. Um céu com visualização pouco favorável, felizmente uma conhecida M 7, já quase fora de visão no horizonte, permitiu a execução deste procedimento.

Durante o ajuste de alinhamento polar (azimute) verificou-se que houve alteração na forma de erro periódico. Mas contrário ao esperado manteve a tendencia de deslocamento já relatada em outras ocasiões. A produção de um gráfico de PE será providenciada para verificar em que esta nova lubrificação favoreceu ou prejudicou.

Recomendações:

Após os procedimentos eu não vejo restrição para que se faça esta desmontagem e manutenção. Somente a desmontagem e montagem do conjunto de RA no corpo da cabeça é que merece uma atenção especial, muito especial !.

nota:

Embora tardio, e bem tardio, confesso que não passou-me a ideia de remontar o conjunto RA colocando o seu rolamento traseiro, que poderia impedir o mau posicionamento no encaixe, mantendo seu eixo bem centralizado no interior da base da cabeça.

Só poderei saber se tal procedimento melhora daqui há uns... 2 anos ? Espero !

A não ser que minha graxa branca grafitada não venha a ter vida útil longa
GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880
Conrado Serodio Conrado Serodio

Re: Observatório W. Herschel de Vilatur efetua manutenção de sua montagem NEQ6

Jorge, li com atenção sua descrição (e agonia...rsrs) e fiquei com mais receio de desmontar a minha NEQ6 para manutenção. Tenho sentido um movimento algo impreciso tanto de RA como DEC quando uso grandes ampliações para as fotos planetárias e acho que está na hora de abrir a minha. Mas, haja coragem, ainda mais depois de ler sua "hora do pesadelo".
Se realmente eu me encher de coragem e abrir a minha, vou te importunar com um monte de perguntas rsrsrs
Grande abraço e grato por compartilhar sua experiência.
Conrado

Em 14 de agosto de 2013 16:49, jsmoraes [via Astronomia e Astrofotos] <[hidden email]> escreveu:
[...]

O desmonte de RA apresenta algumas dificuldades. Primeiro pela necessidade de desmonte do conjunto destinado a alinhamento polar. Segundo por exigir o desmonte da alavanca que trava o movimento de RA. E terceiro e principal: a retirada do conjunto. E por ultimo o acesso ao eixo, roda dentada e engrenagem do motor, nada compliado e semehante ao DEC.

[...]

Este mal encaixe criou um estado quase de pânico, pois somente conseguiu-se uma das liberações após quase 2 horas e com auxílio de um mecânico de oficina de automóveis. Uma forte agonia gerou dúvidas quanto a danos que poderiam levar a inutilização da peça. Felizmente após todo o processo verificou-se que não houve nenhuma lesão, exceto por alguns pequenos arranhos na pintura externa. Mas sem dúvida foi uma das eperiências e sensação das mais desagradáveis.

Não se pode atribuir um por que, mas parece que há uma forma mais adequada de encaixe do conjunto de RA na base da cabeça da NEQ6. Nenhuma tentativa de encaixe com a peça na sua posição vertical normal teve sucesso, mas quando o conjunto teve sua posição rotacionada... o encaixe foi suave e direto. Talvez conincidência, mas foi um fato.

[...]

Devido ao horário não foi possível fazer os testes e alinhamento com estrela na posição de 6 horas (quase no horizonte). Como não foi feito nenhuma alteração no ajuste de elevação (longitude), diferente de azimute que teve quer ser desfeito para retirada da cabeça devido ao incidente na montagem de RA, provavelmente deve estar bem perto. Assim que o tempo permitir (iniciou-se período de chuva) esta verificação será efetuada.

[...]

Durante o ajuste de alinhamento polar (azimute) verificou-se que houve alteração na forma de erro periódico. Mas contrário ao esperado manteve a tendencia de deslocamento já relatada em outras ocasiões. A produção de um gráfico de PEC será providenciada para verificar em que esta nova lubrificação favoreceu ou prejudicou.

[...]

GSO 305 mm e 150 mm
NEQ6 Pro
Canon Rebel XT e SPC880

Para criar um novo tópico em * News *, mande um email para [hidden email]
Para remover sua inscrição de Astronomia e Astrofotos, clique aqui.
NAML

jsmoraes jsmoraes

Re: Observatório W. Herschel de Vilatur efetua manutenção de sua montagem NEQ6

Não acho que você deva se preocupar, Conrado.

DEC é simples, fácil e rápido. RA é que tem problema no encaixe do conjunto na remontagem. Porém eu não atentei para o fato de que poderia ter montado o rolamento do final do eixo antes de iniciar sua introdução no corpo base da cabeça.
Isto evitaria, acredito agora, que o conjunto perca o alinhamento justíssimo entre as peças. E há eixo de sobra para que este rolamento seja recolocado, enquanto o conjunto RA está somente posicionado e rente a condição de encaixe !

Há filmes que mostram este remonte. Mas eu não assisti nenhum, por isso fui pego de calça curta ! E como estava  sozinho acabei me enrolando e apavorando com o incidente, pois eu não tinha como retirar a peça presa. É necessário que um segure a cabeça e o outro vá levemente impactando com cunha de madeira para que ela se solte.

Se você desmontar a seção do DEC verá que a coisa não é um bicho de sete cabeças.

A mecânica é simples. Os ajustes para evitar folga é ridículo e primitivo. Não precisei desmontar os motores e nem a eletrônica.

O que mais me preocupa agora, é saber se a mistura que preparei de graxa branca de lítio com pó de grafite seria adequada para a mecânica da NEQ6.

[...]

Oi Jorge. Eu já coloquei os dois filmes que você mandou no meu favoritos e tenho que me animar para fazer a manutenção da minha montagem. Vou estudar bastante antes de mexer e se tiver alguma duvida, vou abusar do amigo !
Abração e grato pelas dicas e por compartilhar
Conrado