GSO 305 mm - Canon Rebel XT - iso 800 - 31 x 120 seg - 1 h e 2 min - OAG - ASI120MC - Coma Corrector.
Interior da Galáxia Grande Nuvem de Magalhães. Aglomerado aberto com nebulosa de emissão. Associado com região de formação estelar catalogado sob Henize 206.
Há relatos de que a nebulosa seria remanescente de uma supernova:
http://server7.wikisky.org/starview?object_type=3&object_id=121&object_name=NGC+2018&locale=ENTambém conhecida como Nebulosa da Taça, embora não evidente nesta foto em outras imagens a semelhança de forma é notada.
NGC 2031 constante da foto é um aglomerado globular
nota: efetuando uma analise comparativa com a imagem em
http://macalchemist.net/yabb/Attachments/G15_Henize_206.jpg , pude constatar que houve um pouco de corrupção de dimensões nas estrelas brancas de brilho mais intenso, causado por presença de leve arrasto e provavelmente no processamento de HDR para realce da nebulosa que está muito difusa.
Apesar disto houve uma boa separação e resolução das estrelas. Com destaque para as duas estrelas brancas de grande brilho no centro da imagem, onde é possível identificar duas estrelas menores, como se estivessem em sistemas terciários, em dada uma.
Na foto comparativa só é possível separar o provável sistema terciário na estrela da direita. E neste quesito minha foto apresenta uma resolução bem maior, onde vários possíveis sistemas binários são sugeridos.
1 Comentário
NGC 2018 -Aglomerado & Nebula