Matriz Bayer da Canon

classic Clássica list Lista threaded Em Árvore
1 mensagem Opções
jsmoraes jsmoraes
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Matriz Bayer da Canon

Esta mensagem foi atualizada em .
1) o sensor da Canon T3 possui 4272 x 2848 pixels.

2) após o processamento debayer pelo DSS a imagem possui 4290 x 2856 pixels.

3) a matriz do filme bayer sobre o sensor possui 2136 x 1424 pixels verdes e somente 1068 x 712 pixels para as cores vermelhas e azuis. Obedece a seguinte distribuição física:

R G R G R G R G R G .....
G B G B G B G B G B .....
R G R G R G R G R G .....
G B G B G B G B G B .....
......

esquemático de um pixel do sensor Canon:



imagem real da superfície de um sensor Canon:



4) A micro-lente, o filme bayer com a matriz RGB produzem diferentes perdas de luminosidade e geração de ruídos.

5) Importante:
Após a debayerização o canal vermeho e azul NÃO serão reprodução das informações capturadas pelo sensor. Serão uma produção de pixeis com valores diferenciados para produção do gradiente de hue e tonalidade das cores de uma imagem colorida.

Portanto, apesar da menor resolução em pixel da informação vermelha e azul, após o processo debayer, o canal vermelho e azul terão muito mais pixeis que o efetivamente existente no sensor. Serão iguais ao da foto: 4290 x 2856 pixels, pelo DSS.


6) A imagem em cinza produzida após o processo debayer de um sensor colorido terá menos definição do que uma equivalete em resolução ou números de pixeis de um sensor mono ou colorido sem o filme bayer.

7) Para amenizar a geração de pixeis para o canal vermelho, o DSS sugere o uso de super pixel se a imagem for Halfa. Uma forma de bin 2. Entretanto a imagem será fornecida com a resolução de 50 % dos pixels originais. Ou seja com 2145 x 1428 pixeis em vez de 1068 x 712 pixeis reais.

8 ) Mesmo com a retirada do filtro bayer e micro-lentes, uma Canon color terá performance inferior à de uma câmera com sensor mono. Isto porque, apesar do sensor na Canon modificada ter virado sensor mono, sem os filtros, a câmera não saberá disto e irá processar a imagem, tanto na varredua como em qualquer outra operação interna, como se fossem 3 canais com diferente resolução.

E mesmo nesta condição se solcitarmos a entrega como modo gray, haverá alteração na quantidade de pixeis referente aos canais de vermelho e azul. O real é 1068 x 712 mas será processado como se fôsse 4272 x 2848.

E será justamente esta manipulação e criação de pixels para os canais vermelho e azul que fará que a imagem seja menos definida que a oriunda de uma câmera mono. Perda natural devido a "ampliação" de 400% (embora não seja bem uma simples ampliação. É um processamento de bayerização)
GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880