Manchas Solares 1875, 1877 e 1879

Postado por jsmoraes jsmoraes
Opções
GSO 305 mm - ASI120MC - wavelets Registax e Photoshop

grupo: AR 1877/79



GSO 305 mm - ASI120MC - VirtualDub-resize 50% - wavelets Registax e Photoshop

esquerda: grupo AR 1877/79, direita: grupo AR 1875



Mancha AR 1875 - 1 dia após sua explosão - 22/10/2013.
Uma faixa clara sobre a mancha induz a possibilidade de ser uma grande proeminência.

3 Comentários

classic Clássica list Lista threaded Em Árvore
jsmoraes jsmoraes
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Manchas Solares - Canon Rebel XT

Esta mensagem foi atualizada em .
GSO 305 mm - Canon Rebel XT - ISO 200 - 1/60 seg



AR 1875, 1877, 1879 (de cima para baixo)

GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880
Greycon Greycon
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Manchas Solares - Canon Rebel XT

ola Jorge, se permitires comunicação por aqui gostaria de abrir dialogo. Conversei por email com vc, Greycon Thompson.
Comprei filtro solar oakthousand para ver o sol, mas estou com dificuldade em apontar meu sw130mm pro astro. Método de sombra não funciona onde estou pois proximo a janela tenho muitas coisas, moveis no fundo do comodo e as sombras ficam muito misturadas. Estou muito inclinado em usar a red dot pra apontar ao sol, imagino não haver problema pois a lente da red dot não possui aumento, ou seja, é o mesmo que olhar pro sol atraves do vidro de uma janela, claro que mesmo isso tem que ser feito muito rapido pois olhar pro sol machuca. O que vc acha?  
jsmoraes jsmoraes
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Re: Manchas Solares

Esta mensagem foi atualizada em .
Em resposta à esta mensagem postada por jsmoraes
Greycon escreveu
...se permitires comunicação por aqui ...
Este nosso espaço é justamente para isto. Pode ser feito aqui, ou se quiser na página principal, criando um tópico. A vantagem de criar na página principal é de ter uma maior facilidade de visibilidade por todos os membros, e portanto uma maior participação.

Não acho uma boa ideia. Não se deve olhar o sol nem a olho nú.

Não há dificuldade em apontar um telescópio, mesmo que pequeno, para o Sol.

Tampe sua a abertura, até mesmo com a tampa protetora de poeira. Se não puder tampar por causa do filtro pule este item.

Movimente o telescópio para que a abertura tampada, ou com filtro, se volte para o Sol.

Coloque um  objeto tipo caneta, régua, palito de dente, e etc. perpendicular a esta tampa. Segure até mesmo com a própria mão. Se estiver somente com o filtro não encoste o objeto nele.

Verifique a sombra do objeto sobre a tampa ou sobre o filtro. Quando não existir sombra, ou quase não existir sombra é porque o telescópio está diretamente apontado para o Sol.

Não é necessário grandes precisões, basta ele entrar no campo visual de uma ocular de grande distancia focal, tipo 25 mm. O ajuste mais fino é feito depois, pelas oculares. E só aí instale a câmera.

Antes de olhar pela ocular, coloque um papel branco ou claro na frente dela, e veja se há projeção forte de luz. Isto indicará se há algum furo ou dano no filtro. Seja ALTAMENTE rígido nesta questão. Nunca meta os olhos em uma ocular sem antes verificar se o filtro está perfeito.

Quanto maior e fino for o objeto, mais fácil será.

Se sobrou filtro solar, você pode instalar na buscadora.

Verifique se sua tampa protetora para poeira possui uma abertura em seu centro ou na lateral. A minha possui duas: uma com uma pequena tampa e a outra eu cortei o plástico para vazá-la. Instalei o filtro nestas aberturas que têm diâmetro de 50 mm. E só uso uma delas abertas. Só uso as duas para foco, já que como elas são deslocadas do centro funcionam como máscara de Hartmam para foco.
Não existe no mercado brasileiro filtros para 305 mm.
Na verdade observar o Sol com um 305 mm é um exagero e tecnicamente prejudicial. Nenhum PST tem abertura maior que 120 mm.

Para observação solar você pode diafragmar a abertura, reduzindo-a. Não haverá nenhuma perda de qualidade e haverá redução de luminosidade, melhorando sua visualização e até mesmo captura por câmeras.

Não espere observar e fotografar grandes coisas. As fotografias que mostram as proeminências e flares são obtidas com barlows de grande fator, tipo 3x ou 5x, e filtros H alfa. Sem eles você só verá manchas como as das fotos que fiz.

Os PSTs (Personal Solar Telescope) possuem filtros especiais para aquela fotos maravilhosas: entre eles o Etalon, filtro polarizador especial exclusivo para observação solar e de difícil ajuste.
GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880