Luminância produzida com canais RGB

Postado por jsmoraes jsmoraes
Opções
Como estou migrando para astrocamera monocolor QHY163M, apresentou-se uma questão nova: Luminância.
O conjunto de filtros que também estou comprando possui filtro Luminância. Entretanto tenho lido que a qualidade da imagem produzida não é muito adequada. Muitos colegas não usam este filtro. Aplicam como luminância o Halfa ou a imagem sem filtro nenhum.

Daí, me veio a ideia de que as DSLR não trabalham com luminância. Então qual seria o resultado se eu utilizasse as imagens R, G e B da câmera mono e somasse seus sinais para gerar a informação de luminância.

A primeira questão foi: como somar os canais ?
Em princípio imaginei dividir percentualmente e igualitariamente: 33 % para cada um.
Entretanto verifiquei que o resultado se apresentou menos atrativo do que se eu tomasse um dos canais com 100% e adicionasse os demais na proporção de 33% cada. E percebi que visualmente sua aplicação não apresenta grande diferença quando alterado qual o canal teria o valor de 100%.
Mas se observarmos o histograma do processamento final vemos que há pequena diferença. É aquele problema: o olho humano não percebe todas as varianças de cores que os programas gráficos registram.

A segunda questão foi: como produzir esta soma ?
Logo percebi que somente adicionar no Photoshop com o percentual de 33 % não seria adequado, pois ou produzia saturações de áreas, ou produzia um resultado "pastel".
Então percebi que o melhor resultado se deu quando a superposição dos sinais era feita com blend "screen" e nas proporções de 100 %, 33 % e 33 %.

Daí, produzi as três combinações possíveis para o canal base 100 %.
Temos abaixo as imagens resultantes:
nota: há pequenas diferenças no histograma entre elas. A base green apresentou histograma menos intenso.

Red como base:

Blue como base:

Green como base:

Ensaiei o processamento de uma foto da NGC3372 (Carina) separando seus canais de cor. Como se fossem provenientes de uma câmera mono. E apliquei os resultados de luminância criada.
Pareceu-me que para esta nebulosa a base green se apresentou com melhores resultados. A base red estourou com a estrela Carina. E a base azul acentou muito a coloração azulada geral na nebulosa.
Em todos os casos a opacidade do layer representando luminância teve que ser reduzida para 50%, para que a imagem ficasse com uma aparência suave e equilibrada: sem estouro de áreas.

Inicialmente a imagem original, sem aplicação de luminância:

Abaixo o resultado com as 3 possibilidade de criação da luminância:
L(gb)r

L(rb)g

L(rg)b

nota: Se tentasse ajustar com o recurso de curvas, toda a imagem teria sua tonalidade mudada. No caso de aplicação da luminância criada, somente algumas áreas apresentam realce de cores. O background, por exemplo fica sem alteração significativa.

E eis como fica os layers de processamento no Photoshop:

Conclusão: Houve melhora na aparência da imagem com a aplicação da luminância criada. E agora, é esperar chegar a câmera e os filtros, para verificar se de fato o filtro Luminance tem resultado tão mal falado, ou é mero preconceito.
O que percebi no Cloudy Nights é que o pessoal que usa luminance filter captura 2 x ou 3 x mais luminância do que que RGB. E luminância com bin 1x1, RGB bin 2x2. Não vejo motivo para esta generalização de procedimento. Mas só vou ter certeza quando estiver trabalhando com a nova câmera.