GSO 305 mm e 150 mm

Postado por jsmoraes jsmoraes
Opções

2 Comentários

Paulo Roberto Furlan Paulo Roberto Furlan

Re: GSO 305 mm e 150 mm

Jorge,
Você faz astrofotos (DSO) com o 305 sobre a HEQ6? Não fica pesado? Tenho um 180 e fico com receio de colocá-lo sobre uma HEQ5.

Abraços
Paulo Furlan
jsmoraes jsmoraes

Re: GSO 305 mm e 150 mm

Paulo, sobre a EQ6, você poderá ver na internet fotos de seu uso com um conjunto de equipamentos muito mais pesados do que um simples 305 mm.

É lógico que por precaução eu despi o 305 mm de tudo que não é necessário. Retirei a buscadora e os suportes laterais para montagem dobsoniana. Algumas fotos aqui ainda mostra os suportes laterais. Mas em outras fotos, quando mostro meu observatório... eles já não estão presentes. É o caso da foto onde o Vixen 70 mm estava sendo utilizado como guiamento.

Certamente que devo estar no limite de peso. Por incrível que pareça ainda não tive oportunidade de pesar o equipamento em uma daquelas balanças doméstica de banheiro.

Quanto ao 180 mm em uma EQ5, eu entendo que não deverá ser muito diferente da minha situação. Embora eu não conheça as especificações da EQ5.

Mas um fato é claro: afirmar que não se deve trabalhar com um peso de carga maior que 50 % da capacidade máxima de uma montagem ... Ah!, Paulo, me desculpe, mas é postura de quem tem equipamento e só monta para mostrar para as visitas ! Tipo ter um carro, mas não sair com sol porque queima a pintura, não sair com chuva por que mancha, não ir a praia porque a maresia vai estragar a pintura e enferrujar a a lataria e etc. etc.

nota: no funcionamento da minha EQ6 eu não percebo nenhum ruído significativo, na verdade se não tiver guiamento ativo... nem ruído escuto de movimento de RA. Meu guiamento demonstra que o sistema responde adequadamente. Meu backslash de DEC está dentro do padrão de uma EQ6. Se houvesse sobre-peso... isto não aconteceria.
GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M