Fungos atacam câmeras do Observatório !

jsmoraes jsmoraes

Fungos atacam câmeras do Observatório !

Esta mensagem foi atualizada em .
 Provavelmente a intensa umidade deste período de inverno e início de primavera proporcionaram as condições mais que adequadas para proliferação de fungos nos sensores das câmeras do Observatório de Vilatur.

O processo de limpeza está sendo muito complicado e difícil. Somente álcool não estaria apresentando resultados satisfatórios. Está sendo necessário lavar os vidros dos sensores, cuidadosamente, com produtos mais agressivos, tais como: água sanitária. E mesmo assim, estes superfungos ainda persistem.

Eis um exemplo do estrago que eles fazem:

Após lavagem com álcool:

Como esperaria que fosse: (haja tratamento no Photoshop para retirá-los ! Mata a qualidade da imagem !)

GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880
jsmoraes jsmoraes

Re: Fungos atacam câmeras do Observatório !

Esta mensagem foi atualizada em .
Bom gente, tentando limpar novamente o sensor da ASI acabei sendo ator de situação muito engraçada.

Consegui ver os pontinhos com luz artificial e uma super lente. E verifiquei que a sujeira já se encontrava solta. E com cotonetes tentei retirá-las.

E aí a coisa virou cômica. Pois eu conseguia move-las de posição mas elas não saiam de cima do vidro do sensor.

Tentei de tudo. Sopro, vento, aspirador de pó, pano molhado, algodão molhado em álcool... Mas ... nada ! Até pelo contrário muitas vezes eu sujava mais !

Produzi 3 gifs animados mostrando o meu drama.

Este primeiro mostra que consigo tirar um pontinho.

Este segundo mostra que ao tentar tirar o outro ponto, eu consigo ... mas ... coloco mais dois !

Este ultimo mostra que ao tentar tirar os dois pontos, eu consigo. Mas coloco outros 2 pontos e ainda deixo um fiapo de algodão.

Mas nem tudo é desespero. Após várias tentativas consegui limpar todo o vidro e não deixar nenhum pontinho.

Alegria de pobre dura pouco !

Sem eu nada fazer, nem mexer, só apreciando a imagem ao vivo na tela ... eis que me cai uma poeirinha, sei lá de onde.

Refazer tudo de novo !

Mais uma vez consegui tirar todos os pontinhos. Virei a câmera de lado, de cabeça pra baixo, para cima, e etc. e continuou sem nenhum pontinho. E antes que caisse outra poeirinha, fechei e protegi com caps.

Eis como ficou a região filmada anteriormente.

E como ficou todo o sensor.

Agora fica a pergunta: Até quando ?

E será que realmente saíram todos, até os mais transparentes ? ? ? ? ?
GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880
Manuel   Fernandes Manuel Fernandes

Re: Fungos atacam câmeras do Observatório !

Este fungo, é Brutal .... rsrrsr

__________________________________________________________________________________________________________________________

Citando "jsmoraes [via Astronomia e Astrofotos]" <[hidden email]>:

[...]

Este segundo mostra que ao tentar tirar o outro ponto, eu coloco mais um.

GSO 305 mm e 150 mm
NEQ6 Pro
Guia: Vixen 70 mm ou OAG TSOAG9T2
Cannon EOS Rebel XT
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880

http://astronomia-e-astrofotos.1069742.n5.nabble.com/Fungos-atacam-cameras-do-Observatorio-tp1200p1202.html
Para criar um novo tópico em * News *, mande um email para [hidden email]
Para remover sua inscrição de Astronomia e Astrofotos, clique aqui.
NAML

jsmoraes jsmoraes

Re: Fungos atacam câmeras do Observatório !

Pior, Manuel ! Estes pontinhos pretos agora ficaram dentro da cavidade de borracha que circunda o sensor. Tenho conseguido retirá-los de cima do sensor, mas não lá de dentro. E conforme movimento a câmera eles podem ou não voltar.

Acho que vou retirá-los com chiclete !