Esta mensagem foi atualizada em .
Provavelmente a intensa umidade deste período de inverno e início de primavera proporcionaram as condições mais que adequadas para proliferação de fungos nos sensores das câmeras do Observatório de Vilatur.
O processo de limpeza está sendo muito complicado e difícil. Somente álcool não estaria apresentando resultados satisfatórios. Está sendo necessário lavar os vidros dos sensores, cuidadosamente, com produtos mais agressivos, tais como: água sanitária. E mesmo assim, estes superfungos ainda persistem. Eis um exemplo do estrago que eles fazem: Após lavagem com álcool: Como esperaria que fosse: (haja tratamento no Photoshop para retirá-los ! Mata a qualidade da imagem !)
GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC Cannon EOS T3 - QHY163M ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880 |
Esta mensagem foi atualizada em .
Bom gente, tentando limpar novamente o sensor da ASI acabei sendo ator de situação muito engraçada.
Consegui ver os pontinhos com luz artificial e uma super lente. E verifiquei que a sujeira já se encontrava solta. E com cotonetes tentei retirá-las. E aí a coisa virou cômica. Pois eu conseguia move-las de posição mas elas não saiam de cima do vidro do sensor. Tentei de tudo. Sopro, vento, aspirador de pó, pano molhado, algodão molhado em álcool... Mas ... nada ! Até pelo contrário muitas vezes eu sujava mais ! Produzi 3 gifs animados mostrando o meu drama. Este primeiro mostra que consigo tirar um pontinho. Este segundo mostra que ao tentar tirar o outro ponto, eu consigo ... mas ... coloco mais dois ! Este ultimo mostra que ao tentar tirar os dois pontos, eu consigo. Mas coloco outros 2 pontos e ainda deixo um fiapo de algodão. Mas nem tudo é desespero. Após várias tentativas consegui limpar todo o vidro e não deixar nenhum pontinho. Alegria de pobre dura pouco ! Sem eu nada fazer, nem mexer, só apreciando a imagem ao vivo na tela ... eis que me cai uma poeirinha, sei lá de onde. Refazer tudo de novo ! Mais uma vez consegui tirar todos os pontinhos. Virei a câmera de lado, de cabeça pra baixo, para cima, e etc. e continuou sem nenhum pontinho. E antes que caisse outra poeirinha, fechei e protegi com caps. Eis como ficou a região filmada anteriormente. E como ficou todo o sensor. Agora fica a pergunta: Até quando ? E será que realmente saíram todos, até os mais transparentes ? ? ? ? ?
GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC Cannon EOS T3 - QHY163M ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880 |
Manuel Fernandes |
Este fungo, é Brutal .... rsrrsr
|
Pior, Manuel ! Estes pontinhos pretos agora ficaram dentro da cavidade de borracha que circunda o sensor. Tenho conseguido retirá-los de cima do sensor, mas não lá de dentro. E conforme movimento a câmera eles podem ou não voltar.
Acho que vou retirá-los com chiclete !
GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC Cannon EOS T3 - QHY163M ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880 |
Free forum by Nabble | Nabble® |