Flat frame- O que é e como produzi-lo

classic Clássica list Lista threaded Em Árvore
1 mensagem Opções
jsmoraes jsmoraes
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
|

Flat frame- O que é e como produzi-lo

Esta mensagem foi atualizada em .
Para uma boa calibração de uma foto os arquivos flat são necessários para reduzir algumas interferências.

1. Vinhetagem: escurecimento da imagem em direção as bordas. A região central da foto é mais clara que suas extremidades.
Efeito causado por características do telescópio: cone optico criado pelo tubo, reflexões internas e outras características opticas dos seus espelhos.

2. Sensibilidade do sensor: áreas dos sensores de câmeras podem ter respostas diferentes, com melhores e piores conversões fóton-elétricas.

3. Sujeira e poeira na superfície do sensor: causando obstruções parciais da incidência de luz no sensor, criando discos escurecidos na imagem.

4. Gradientes: variações na luminosidade de fundo causado por poluição luminosa ou brilho da Lua. Interferência muito difícil de ser incluída em um arquivo Flat. Normalmente utilizamos filtros anti-PL e recursos de processamento gráfico.


Há muitos procedimentos para produzir um arquivo Flat. Alguns bem sofisticados, outros mais simples. Depende da expectativa ou dos objetivos de uso da fotografia.

1. A mais simples, com boa performance:

    a) gerar arquivos para cada ISO da câmera.

    nota: alguns sugerem que seja com a menor ISO da câmera. Eu considero inadequado já que na foto resultado final temos a atuação dos amplificadores internos da câmera, que nem sempre tem uma ação totalmente linear.

    b) usar uma fonte luminosa branca, produzido por uma "ligh box" ou por alguma outra fonte luminosa de amplo espectro filtrada por uma pano branco na frente do telescópio. Normalmente se usa o por do Sol ou nascer do Sol, com o telescópio apontando para uma área do céu com boa uniformidade de iluminação.

    Lâmpada LED também pode ser uma boa opção se também filtrada por um pano branco na frente do telescópio para criar uma iluminação uniforme e difusa.

    c) utilizar a câmera em modo AV (velocidade de shutter automática)

    d) produzir 5 a 15 photos para ser utilizada como Flat frames no processamento.

Como as características do telescópio e câmera não irão mudar rapidamente no tempo, podemos armazenar estes arquivos e utiliza-los por um longo período de tempo.

2. A mais complicada:


    a) usar uma fonte luminosa como descrito anteriormente

    b) o arquivo deve ser produzido logo após a seção de fotografia, mantendo as mesmas características de posicionamento da câmera e do focalizador.

    c) ISO igual ao das fotos "light" e com tempo de exposição que produza entre 25% e 60% do nível de saturação do sensor.

    d) Por ensaio e erro efetue várias fotos e verifique com um processador gráfico a informação de intensidade dos pixels nas áreas mais brilhantes para obter o percentual acima.

Seja com qualquer método, temos que produzir os Flats com os filtros utilizados: PL, UHC, Halfa e se utilizamos câmera mono-cromática, filtros R, G, B e L.

E Dark Flat ? O que é e como produzi-los.

Toda e qualquer foto sempre possuirá ruídos eletrônicos e pixels defeituosos. Quando o tempo de exposição é muito curto, os ruídos não são significativos, mas os pixels com defeito (sempre brilhantes) estarão presentes.

Dark Flat será o arquivo que irá eliminar estas indesejadas informações.

Devemos produzi-los com a mesma velocidade de "shutter" e ISO dos Flats e com a frente do telescópio tampada.
GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880