O tutorial em ingles se encontra em
https://www.youtube.com/watch?v=PZoCJBLAYEsNele é abordado o maior problema de ruído em fotos com DSLRs: color mottle, que seriam grandes quantidade de pontos coloridos no fundo da foto. Pontos ocupando mais de um simples pixel e que não seria hotpixel. Como solução ele propõe o dithering, processo de que cada foto que será posteriormente empilhada tenha um ligeiro deslocamento para que os ruídos não fiquem no mesmo lugar e sejam eliminados no processo de empilhamento.
Entretanto, além desta abordagem ele mostra um recurso de processamento no photoshop muito interessante. Vejamos:
A foto abaixo é uma foto já processada e em JPG. Abrange uma área estrelada com pequenos aglomerados da Grande Nuvem de Magalhães.
Vemos que algumas estrelas se apresentam com um brilho e tamanho muito destacado.
Agora vejamos a mesma foto trabalhada para que haja um equilíbrio de brilho das estrelas e sem perda de informação dos pequenos aglomerados.
Como é o processo ?
Na foto original foi aplicado:
1. select by color range > highlights
2. select > similar
3. ainda no menu select: increase one pixel > feather one pixel
4. Ctrl + H para esconder a seleção e permitir mehor visualização da área (hide selection)
5. minimum filter > radius = 1 (só atuará na área selecionada, ou seja nas estrelas mais brilhantes)
6. Crtl + H para retornar a visibilidade da seleção > duplique o layer > crie mascara à partir da seleção ou simplemente Crtl + H para esconder a seleção
7. filters > high pass = 100 pixels > aplique modo soft light > duplique este layer para aplicar o efeito duas vezes > Flatte layers
8. efetue outros ajustes à vontade, no caso somente foi ajustado curvas para aumento do brilho das estrelas e contraste para reduzir um pouco o brilho do fundo.
texto em inglês no filme:
1. select by color range > highlights > select > similar > increase one pixel > feather one pixel > hide selection
2. minimum filter > radius = 1
3. keep selection active > dupe layer > layers > mask = hide selection
4. filters > high pass = 100 pixels > soft light cobine > make duplicate of this layer (double effect) Flatte layers
Observamos que a foto apresenta uma quantidade maior de estrelas sem que haja "estouro" das mais fortes. Isto dá uma aparência mais equilibrada no conjunto e não perdemos informações dos aglomerados.
E quanto a nebulosas ?
Bom, também trabalhei com imagens já processadas e JPG. No processamento considerei que hipass em 100 ficou muito forte e ajustei para 30. E em vez de duplicar duas vezes, tripliquei para realçar detalhes da nebulosa. Um leve ajuste de sharp foi dado na imagem após minimum para melhorar a nitidez das estrelas mais fortes no centro da nebulosa.
Eis a foto original:
E a processada:
GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880