Dithering com BackyearEos (ou outros) e PHD

Dithering com BackyearEos (ou outros) e PHD

jsmoraes
Administrador
Esta mensagem foi atualizada em .

Texto traduzido de http://www.myastroscience.com/#!calculate-dithering/ct2m

PHD e PHD2 aceitam parâmetros de dither de programas como BackyardEOS, APT e Nebulosity, que serão convetidos para um número de pixels, conforme a parametrização de dither scale na aba Brain do PHD.

Os 5 níveis para agressividade de diter no BackyeardEos correspondem aos valores da tabela abaixo:

 Nível de Dither  Pixels
1 +/- 0.5 x Dither Scale
2 +/- 1.0 x Dither Scale
3 +/- 2.0 x Dither Scale
4 +/- 3.0 x Dither Scale
5 +/- 5.0 x Dither Scale

Por exemplo, eu quero executar dither de 30 pixels entre os subs. Como dithering acontece na imagem da camera de guiamento, e não na camera principal, precisamos calcular a diferença entre elas. Para isso, simplesmente dividimos a escala (resolução: arcsec/pixel) da câmera guia pela da câmera de imageamento. No meu caso seria 0.85 / 0.44 = 2. Ou seja: se uma estrela se mover 3 pixels na imagem de guiamento, ela se moverá 3 x 2 = 6 pixels na imagem da câmera principal.

Como mencionei acima, eu quero um dither de 30 pixels na câmera principal, portanto na câmera guia eu precisaria mover de 30 / 2 = 15 pixels. E conforme a tabela acima, no BackyardEos eu selecionaria a agressividade nível 5, que corresponderia a 5 pixels e no PHD setaria a dither scale em 3, resultando uma movimentação na imagem da câmera igual igual 5 x 3 = 15 pixels.

GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880

Re: Dithering com BackyearEos (ou outros) e PHD

PAULO FURLAN
Boa tarde Jorge,

Se for usado o OAG, como seria calculado o dithering?

Paulo Furlan

Re: Dithering com BackyearEos (ou outros) e PHD

jsmoraes
Administrador
Da mesma forma acima, Paulo. Embora, veja só, isto é muito de teoria. E na prática, a teoria é outra.
Vejamos:
1. objetivo do dithering é eliminar ruídos aleatórios
2. estes ruídos dependem de vários fatores, entre eles câmera, temperatura, atmosfera, ganho (ISO) e etc.

Portanto na prática eu defino a quantidade de pixeis para dithering analisando a foto e vendo o padrão de ruídos. Estimo a quantidade mínima de pixeis que os separam e determino que o dithering tenha a metade desta quantidade.

A eliminação de ruídos por dithering vai depender da não re-incidência deles no mesmo lugar. Qualquer valor de dithering apresentaria resultados se a quantidade de frames capturadas for grande. Mas, se o valor de dither for grande demais, você poderá perder frames no alinhamento.

O texto original deste tópico foi apreendido de discussões técnicas, teóricas, laboratoriais que encontrei na internet. Mas há um grande problema com relação à este tipo de texto: não consideram a atmosfera como produtora de ruídos. Principalmente reflexão de gotículas de umidade. Sujeitos a refração também. Pensam só no sensor e na sua característica técnica de resposta.
Daí, considero o empírico bem mais razoável: na prática quando uso dither eu peço para que haja uma movimentação de 1 a 5 pixeis no máximo. E parametrizo para que o dither seja aleatório em RA e DEC. Ao longo de horas de exposição isto acaba com dezenas/centenas de pixeis entre a primeira e a última.

Há quem diga que dithering seria desnecessário, já que o guiamento nunca é perfeito e entre a primeira foto e a última foto você sempre teria diferença de posição. Ou seja, o mesmo que dithering.