2o. semestre de 2007
Devido a continua incidencia de ventos nordeste que pertubam e as vezes impossibilitam a observação, decidi por construir um observatório tipo doma.
Sem recursos humanos com instrumental na região para usinar a estrutura metálica ou de madeira da cúpula, decidi optar por ferragem de obra ( vergalhão ) cortado, moldado e soldado.
Feito no improviso os cortes e curvas e com uma velha máquina de solda elétrica de uma oficina mecanica criou-se o esqueleto da doma.
A falta de recursos financeiros não permitiu o modelamento com manta de fibra de vidro e resina (tipo prancha de surf) e utilizou compensado e pintura impermeabilizante.
Como resultado final tivemos esta construção:
abril de 2011
Devido a não resistencia do material de madeira da antiga cúpula e com aquisição de novo telescopio de 300 mm a necessidade de um novo observatório ficou evidente.
Como a antiga estrutura de alvenaria não seria adequada para o novo telescopio e com o incremento da idéia em anexar um centro de estudos de astronomia, decidi por contruir um novo. E assim se iniciou os trabalhos.
Uma dificuldade de aprovação da planta de construção por ser o observatório uma construção atípica, que nem sempre atendem as normas municipais de construção civil veio a gerar um notificação de interdição da obra.
Duas semanas de argumentação e fotos exemplos de observatórios construídos no Brasil e no exterior, obtidas com o apoio dos colegas do Multiply, foram necessários para que se conseguisse um acordo e que o projeto pudesse legalmente ter continuidade.
Aqui já estavamos no incio de setembro de 2011. Quando então decidi alterar o conteúdo deste blog, antes como "Pedido de Ajuda", para Diário de Obra. Registrando os eventos positivos desta construção.
Comecemos pela panoramica visual do campo possível de observação no local onde teremos a cúpula de observação:
Agora o registro da equipe de construtora:
setembro de 2011
Estágio em que se encontra a obra
E agora o dia-dia da equipe de contrução:
06/07/11 - emboço parede externa
07/09/11 - embolso externo
09/09/11 - embolso externo & basculhante banheiro
10/09/11 - inicio contrapiso de área do observatório
13/09/11 - mais contrapiso
16/09/11 - final contrapiso
18/09/11 - final embosso copa ( é daqui que na madrugada sairá aquele cafézinho !)
28/09/11 - acabamento em gesso da sala de reunião
02/10/11 - Inicio da construção da torre e doma - fase marcação de localização
08/10/11 - incio de tijolamento da torre.
09/10/11 - ainda tijolamento de torre
10/10/11 - final do tijolamento da torre
17/11/11 - Inicio do acabamento da torre: concretagem de superficie de rolamento
21/11/11 - Continuação do acabamento da torre: embosso externo
Ano de 2012
02/02/2012 - Finalização do salão de reunião
Depois de muito tempo sem postar imagens, mas sem parar a obra, finalmente já nos términos do salão, apresento como estará sendo o Centro de Estudos de Astronomia de Vilatur.
copa Lavatorio Paredes e Janela Piso Janela Parede e Piso Pintura texturizada. Nunca tentei, mas resolvi arriscar (feita com vassoura de piaçava)
Detalhe da pintura da copa Entrada - vista por traz - falta mureta de separação
Vista trazeira Ensaio de montagem da mobilia E por final uma visão panoramica da área - visão trazeira - como visto da pousada
Bom, ficou faltando vista frontal. Mas isto vou deixar para amanhã.
Falta agora a finalização da cobertura da doma. Mas pra isto eu preciso que pare de chover. Já que minha ultima opção é tentar um revestimento com argamassa (tela e cimento) , revestimento de gesso (anti-termico) e tratamento e pintura impermeabilizante.
09/04/2012 - Enfim o tão demorado revestimento da DOMA
Depois de várias tentativas fracassadas, decidi pelo revestimento com tela de arame (tipo galinheiro) e manta asfaltica revestida com alumínio.
Espero que esta solução atenda minhas necessidades: leve para movimentar, pesada para não voar, impermeável e isolante termica.
Falta agora a solução do fechamento da janela. Que deve ser em breve, brevíssimo, pois corro o risco de ver minha DOMA voando por aí como OVNI !
2 Comentários
Re: Diário de Obras
Re: Diário de Obras