Este ensaio intenciona aferir os benefícios e dificuldades de captura de longa exposição efetuada com vários dias diferentes.
Objetivo:
1) reduzir o tempo de captura em uma sessão, utilizando o benefício da melhor posição do objeto, quanto a interferencias tipo PL ou bruma do horizonte.
2) aproveitar melhores condições de refração atmosférica nos diversos dias.
3) superar a falta temporaria de autoguiamento.
Objeto:
Se Caixa de Jóia não é o objeto mais interessante por não possuir nebulosa, sua forma triangular permite uma melhor exatidão na montagem da camera, quanto ao angulo.
Seeing:
Nos 2 dias de captura tivemos Lua cheia distanciada do objeto teste em quase 90 graus.
No dia 2 de agosto havia uma presença de bruma e finas nuvens, aumentando o brilho de fundo
No dia 3 de agosto o céu se mostrava bem mais escuro, e com uma refração bem melhor.
Guiamento:
No dia 2 foi utilizado a montagem com 3 contrapesos, gerando uma perda de 50 % dos frames por apresentarem algum tipo de arrasto.
No dia 3, após experiencia de aumento do tamanho da haste, foi utilizado com somente 2 contrapesos, gerando uma perda de 4 % dos frames apresentados.
Angulação da Camera:
Não foi obtido uma perfeição no posicionamento da camera, mas ao que parece o DSS conseguiu gerenciar esta diferença.
Tratamento gráfico:
Não foi feito esforço no embelezamento da imagem. Atentei para aspectos mais técnicos: tipo equilíbrio percentual RGB do fundo preto. Não houve reforço de saturação. Manipulação de cores restringiu-se a aumento de contraste dos canais a e b em modo Lab Color. Um pouco de sharp para aumento de nitidez das estrelas.
A conversão 32 bits para 16 bits de profundidade para ambos os dias tiveram curvas não agresssivas e próximas na aparencia. A mesma preocupação com intensidades próximas se teve em aplicar contraste e sharp. Não foi aplicado nenhum filtro para ruídos, já que as fotos não apresentaram nada significante que justificasse.
Fotos do Album:
são apresentadas 4 fotos, duas do dia 02 (26 m e 19 s) e duas resultado de todos os frames de 02 e 03 ( 1 h e 19 s). Campo amplo e restrito.
As fotos deste album só servem para ilustração. Se quiser vê-las adequadamente, terá que abrir os links com imagem em larga escala.
Conclusão:
1) Não me pareceu que o aumento de frames e tempo de exposição tenha conseguido uma maior captura de estrelas no campo. Sugerindo que a iso e o tempo individual dos frames teriam mais importancia neste quesito
2) Pelor maior no. de frames do dia 3 parece ter predominado a intensidade do brilho de fundo desta seção: mais escura que a do dia 2
3) Não me pareceu apresentar deformação das estrelas pelo pequeno desvio de angulo entre as fotos. Sugerindo que o DSS tem condições de lhe dar com esta margem.
3) Houve um aumento na definição das estrelas e um leve aumento de coloração das estrelas.
GSO 305 mm - Canon Rebel Xt - 26 m 19 s - 79 frames - iso 800
http://i1063.photobucket.com/albums/t510/jsmoraes/DSO%20-%20Long%20Exposure/ps_Autosave_0208_crop.jpghttp://i1063.photobucket.com/albums/t510/jsmoraes/DSO%20-%20Long%20Exposure/ps_Autosave_0208_2k.jpgE reprocessada para destaque de cores
1 Comentário
Re: DSO Longa Exposição - Cx Jóia