Corretor de Coma - GSO - Onde está o controle de qualidade ?

Postado por jsmoraes jsmoraes
Opções
Comprei um novo corretor de coma GSO porque meu atual estava com as lentes arranhadas por acidente.
Em tese seria simplesmente substituir um pelo outro. Mas só em tese !

Na prática foi um desastre. Cuvas de cometas e charutos cubanos ! E daí foi uma maratona para tentar encontrar uma tunagem adequada, antes de jogar a unidade na lata do lixo.

Bom, resumindo. O novo corretor apresenta performance adequada, ou comparável ao velho, quando na distancia de 71 ~ 72 mm.

E comparação entre os dois corretores. Usado câmera QHY163M com exposição curta de 19 segundos sem guiagem.

Lado direito:

E lado esquerdo:
nota: há uma pior performance neste lado por parte do corretor novo, que pode ser devido à:
a) pequena flexão na instalação do corretor
b) imperfeição do corretor

Conclusão: não é caso de jogar no lixo, mas ainda há que buscar uma melhor tunagem de distancia. Talvez 1 ou 2 mm à mais ou à menos. Mas não temos aquela chuva de cometas e charutos.
Agora, sem dúvida, a GSO não tem nenhum controle de qualidade na fabricação deste corretor. Se eu tivesse que utilizá-lo com a Canon, que criava um distanciamento de 83 mm, eu estava perdido ! Seria impossível.

1 Comentário

jsmoraes jsmoraes

Re: Corretor de Coma - GSO - Onde está o controle de qualidade ?

Esta mensagem foi atualizada em .
Negativo ! Nada adiantou, mesmo com a compra de um kit de espaçadores. Perdi muito tempo com análise de flexão do tubo, inclinação da câmera, desalinhamento óptico e etc. etc. etc. etc.

Desmontei o corretor de coma e verifiquei que ele é composto por 2 conjuntos de 2 lentes coladas uma na outra. Um dos conjuntos está com as lentes descentralizadas na colagem em quae 1 mm. Ou seja: com erro no alinhamento do eixo óptico das lentes.

Solução: Joguei o corretor novo no lixo, e continuo utilizando o velho, mesmo com a superfície de suas lentes riscadas !

GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M