Entrar  Registre-se

Capítulo 5 : Processando uma imagem - Primeiros Passos

classic Clássica list Lista threaded Em Árvore
1 mensagem Opções Opções
Embutir mensagem
Link permanente
Responder | Em Árvore
Abra essa mensagem na visão em árvore
| Mais
Imprimir mensagem
Link permanente

Capítulo 5 : Processando uma imagem - Primeiros Passos

jsmoraes
Administrador
Esta mensagem foi atualizada em Fev 26, 2017; 2:24pm.
Neste capítulo, também em vídeo formato .webm e não compatível com browser Internet Microsoft, eu mostro um processamento de foto com uso das automações para separação de estrelas e aprimoramento de cores de jsm_Process.atn.

No site https://mpc-hc.org você encontra um minúsculo e potente Midia Player, livre e de código aberto, com todos os codecs de video. Na total impossibilidade de assistir os videos via browser, baixe os vídeos e ... pipoca com coca ... assista-os no MPC.

Tenha em mente que qualquer processamento gráfico só consegue realçar ou amenizar o que está na foto. Ele não consegue criar algo que não existe.

Se utilizando um método você chegar ao limite do que a foto tinha, e com outro método também chegar lá, certamente que não haverá muita diferença no resultado final. É o velho ditado: "Todos os caminhos levam à Roma".
O que difere é o conforto ou dificuldade deste caminho.

A única diferença real percebida é na qualidade do resultado. Uns também realçam ou deterioram alguns detalhes, ruídos e etc. Outros parecem entregar um resultado mais limpo, mais equilibrado.

No exemplo deste capítulo eu não utilizei o processo de trabalhar diretamente nos canais R, G e B da foto. Usei o processo aplicado para fotos compostas: arquivos de canais independente tal qual feito para composição RGB de fotos produzidas com câmera monocromática e filtros.

O resultado é melhor ?
Nem sempre. Pois a foto original é colorida e não monocromática. É uma técnica que estou testando e aprendendo.

A única vantagem que vejo é que eu posso atuar na informação de um canal com uma quantiade de layers de ajustes que nem sempre é possível quando se usa diretamente os canais de cor, na Tab de Channels.

Alguns colegas consideram o que faço neste capítulo uma perda de tempo. Eu me importo com o resultado. Se o resultado final for de qualidade ... por quê não seguir este caminho ?

Nos filmes abaixo eu não faço referencia ao fato de que o blendig dos grupos Red e Blue foram alterados para o modo softlight. Isto ficará para um próximo capítulo.

Não dá pra falar de tudo ao mesmo tempo, acaba confundindo.

Os filmes abaixo mostram eu processando uma foto da galáxia NGC5128. Uma foto antiga, já processada e em JPEG.
Faço uso das automações de retirada de estrela e aprimoramento de cores contida no arquivo jsm_Process.atn

















GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880