|
Administrador
|
Esta mensagem foi atualizada em .
Até o momento eu vinha sendo impedido de utilizar a roda de filtro QHY com a Canon devido ao espaçamento entre o sensor e o corretor de coma, que ultrapassava os limites suportados pelo corretor.
O fabricante GSO recomenda 70 mm, e o conjunto produzia um afastamento de 95 mm. Com a substituição do anel padrão Canon/T2 pelo Canon/42, de rosca mais compatível com a roda de filtro, consegui obter a distancia de 83 mm. Anteriormente eu estava utilizando um set com Canon + filtro Skyglow + OAG + Corretor de Coma, com performance bem satisfatória, e com distanciamento de 81 mm. Como adquirimos filtro H alfa, agora temos oportunidade de fazer uso de todos eles, sem prejuízo de performance: ![]() ![]() Entretanto a montagem do set não é muito fácil, pois temos problemas com o enroscamento finalizar com adequada disposição dos acessórios. O encaixe baioneta da Canon também acrescentou dificuldades. Fita de teflon foi necessário para que esta coincidência ocorresse. O ideal seria anéis tipo ring de borracha. As fotos abaixo mostram os pontos onde há contato físico das peças e dificultam a montagem. ![]() ![]() ![]() Como devem ter percebido não há muita escolha para que haja outra disposição dos acessórios. O peso final do set ficou em 1,64 kg. Um pouco pesado para o focalizador do 305 mm, dificultando a movimentação 1:10 e exigindo que o uso do botão de trava, para que ele não se desloque sozinho em uma sessão, devido a posicionamentos onde a força da gravidade age com maior rigor.
GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC Cannon EOS T3 - QHY163M ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880 |
|
Administrador
|
Esta mensagem foi atualizada em .
Feito o primeiro teste e verifiquei que a performance de coma ficou bem satisfatória. Apresentando uma coma mais acentuada do lado direito da foto.
![]() coma lado direito Entretanto não tive sucesso quanto ao reflexo, que se apresenta em qualquer ISO e tempo de exposição. Bem acentuado quando se usa filtros, tanto o skyglow quanto o H alfa. ![]() Entretanto se traçar uma linha na direção desta coma verifico que o ponto central não seria o ponto central da foto. Sugerindo que há um erro de eixo ópitco entre a câmera e o corretor de coma. ![]() Este reflexo só aparece com evidencia quando temos um objeto bem brilhante e o uso de filtros. Caso o campo visual tenha objetos menos brilhante, a presença do reflexo é diferente e bem mais sutil. ![]() O uso da roda de filtros apenas desloca a posição deste reflexo. Sem ela, tendo o filtro entre a câmera e o corretor de coma, ele fica posicionado quase que por traz da estrela. ![]() Ainda não consegui um bom entendimento e solução para o problema. E tudo indica que não haverá uma solução, pois se trata de interferência produzida pela associação entre filtro e corretor. Se o filtro for colocado na frente do corretor, tal reflexo não existe. Se não for utilizado o filtro, o reflexo também não existe. Como são dois tipos de filtros bem diferentes, o H alfa bem mais reflexivo do que o skyglow... tendo a pensar que tenha origem em um tratamento de revestimento inadequado nas lentes do corretor de coma GSO. Mais testes são necessários para avaliar o quanto proibitivo será o uso do filtro após o corretor de coma, no caso a própria roda de filtros. A mancha escura produzida com objetos menos brilhantes é facilmente escondida durante o processamento gráfico. Quanto ao anel Canon-M42 ... sim, foi uma excelente solução.
GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC Cannon EOS T3 - QHY163M ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880 |
| Free forum by Nabble | Edit this page |
