Feito o primeiro teste e verifiquei que a performance de coma ficou bem satisfatória. Apresentando uma coma mais acentuada do lado direito da foto.
coma lado direitoEntretanto não tive sucesso quanto ao reflexo, que se apresenta em qualquer ISO e tempo de exposição. Bem acentuado quando se usa filtros, tanto o skyglow quanto o H alfa.
Entretanto se traçar uma linha na direção desta coma verifico que o ponto central não seria o ponto central da foto. Sugerindo que há um erro de eixo ópitco entre a câmera e o corretor de coma.
Este reflexo só aparece com evidencia quando temos um objeto bem brilhante e o uso de filtros. Caso o campo visual tenha objetos menos brilhante, a presença do reflexo é diferente e bem mais sutil.
O uso da roda de filtros apenas desloca a posição deste reflexo. Sem ela, tendo o filtro entre a câmera e o corretor de coma, ele fica posicionado quase que por traz da estrela.
Ainda não consegui um bom entendimento e solução para o problema. E tudo indica que não haverá uma solução, pois se trata de interferência produzida pela associação entre filtro e corretor.
Se o filtro for colocado na frente do corretor, tal reflexo não existe. Se não for utilizado o filtro, o reflexo também não existe.
Como são dois tipos de filtros bem diferentes, o H alfa bem mais reflexivo do que o skyglow... tendo a pensar que tenha origem em um tratamento de revestimento inadequado nas lentes do corretor de coma GSO.
Mais testes são necessários para avaliar o quanto proibitivo será o uso do filtro após o corretor de coma, no caso a própria roda de filtros. A mancha escura produzida com objetos menos brilhantes é facilmente escondida durante o processamento gráfico.
Quanto ao anel Canon-M42 ... sim, foi uma excelente solução.
GSO 305 mm
NEQ6 Pro - Roda 5 Filtros Manual
Guia: OAG TSOAG9T2 - ASI120MC
Cannon EOS T3 - QHY163M
ASI120MC, DSI-1 Meade e SPC880